A campanha teve lugar no Dia Mundial dos Direitos do Homem
Angariação de fundos para os "Sem Abrigo"
Salto de solidariedade

A AAUBI contribuiu para a campanha nacional "O Saltitão" que pretende ajudar os "Sem Abrigo". O objectivo é financiar a remodelação de alguns Centros de Recuperação.


Por Daniel Sousa e Silva


Escolheu-se, intencionalmente, o Dia Mundial dos Direitos do Homem, 10 de Dezembro, para se levar a cabo uma campanha de angariação de fundos. A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) associou-se à instituição Comunidade Vida e Paz, sediada em Lisboa, na campanha nacional "O Saltitão", que pretende ajudar os "Sem Abrigo" a "dar o salto" para uma nova vida. Para este efeito, foi posto à disposição dos alunos, na sede da AAUBI e em todos os pólos da UBI, um kit de brindes (boneco anti-stress, porta-chaves e pin).
O projecto destina-se a financiar a remodelação e ampliação de três Centros de Recuperação, no valor de 834 166,67 euros, comparticipado em 58 por cento pelo Estado, através do Programa Saúde XXI do Ministério da Saúde, ficando os restantes 42 por cento a cargo da Comunidade Vida e Paz. Os centros, situados na Venda do Pinheiro, Sobral de Monte Agraço e Fátima, visam proporcionar a 180 pessoas um programa terapêutico com a duração de cerca de 13 meses, e que inclui acompanhamento médico, psicológico, terapias de grupo e formação técnico-profissional. A finalidade do programa é, no final, a reinserção social dos participantes.
Ana Cruz, presidente da AAUBI, explica que "embora não seja esta a função da Associação, quisemos lembrar que o Dia Mundial dos Direitos do Homem pode ser todos os dias. Decidimos colaborar através da Secção Cultural após um pedido de colaboração dos "Sem Abrigo". A venda do boneco, que é engraçado, teve alguma aceitação e continuará a ser feita na sede e no Pólo I.".
Este tipo de actividades "é importante para ajudarmos pessoas que não tiveram a mesma sorte que nós", elucida João Nascimento, funcionário da AAUBI.