Mutualista
Mineiro apresenta Providência para anular lista opositora

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Prossegue a polémica na Associação de Socorros Mútuos "Mutualista Covilhanense". Carlos Mineiro, actual presidente da direcção da instituição e candidato da lista A a mais um mandato à frente daquele órgão, apresentou, na última quarta feira, 18, uma Providência Cautelar "para pedir a anulação da lista B, dadas as irregularidades que contém". Recorde-se que a lista B é encabeçada por Ramiro Reis, actualmente líder da Assembleia Geral da Associação.
Mineiro, que já tinha invocado recorrer à figura jurídica para anular o acto eleitoral na Mutualista, marcado para o próximo dia 28, sustenta que Ramiro Reis "admitiu a sua própria lista, a qual tem várias enfermidades". As acusações vão mais longe. "Quem criou subterfúgios foi ele. Ele é a segunda escolha das pessoas que propuseram uma outra lista às eleições. A primeira escolha tinha recaído em Paulo Rosa", esclarece o presidente da direcção da Mutualista. No entanto, Carlos Mineiro reconhece que a "única prejudicada é a Associação". "Vamos ver quem vai chegar ao final", remata Mineiro.
Por seu turno, Ramiro Reis declara, enquanto líder da Assembleia Geral, que a lista de Carlos Mineiro "continua a manter a mesma irregularidade". Isto é, mantém a violação do artigo 26, nº5 dos Estatutos, que não permite que alguém com mais de três mandatos se candidade a um novo. "É a segunda Providência Cautelar e ainda não vi nenhuma", responde Reis, quando confrontado com o facto do candidato opositor pretender a anulação da sua lista.
As eleições para os órgãos dirigentes da Associação de Socorros Mútuos estão marcadas para o próximo dia 28. Já a Assembleia Geral Extraordinária continua agendada para 26 de Dezembro.