Comunistas criticam privatização
Hospital por mencionar na lista

NC/Urbi et Orbi


Bernardino Soares e Luísa Mesquita, deputados do Partido Comunista Português (PCP), apresentaram, no passado dia 6, um requerimento ao Governo sobre o Hospital do Fundão. O documento surge no seguimento de na lista dos hospitais a transformar em sociedade anónima não se fazer qualquer referência ao Hospital do Fundão.
Os comunistas lembram que da lista faz parte o Centro Hospitalar Cova da Beira, que é constituído também pelo Hospital do Fundão. "Sabendo-se que recorrentemente surgem ideias de encerrar o Hospital do Fundão, assentes em critérios meramente economicistas e que desprezam a importância desta unidade na prestação de cuidados de saúde à população, estranha-se a ausência de referência a esta unidade", afirmam os deputados do PCP.
No requerimento é ainda salientada "a importância do Hospital do Fundão que foi reforçada com o balanço de dez anos de funcionamento da Unidade de Dor e Medicina Paliativa". Na opinião dos comunistas, "é esta realidade de serviço público de saúde que importa preservar e apoiar".
Bernardino Soares e Luísa Mesquita referem ainda que a transformação de hospitais públicos em sociedades anónimas "é sem dúvida um passo no sentido da privatização de unidades públicas de saúde".