Nuno Neto é o novo presidente do Núcleo de Engenharia Aeronáutica
Eleições para Núcleo de Engenharia Aeronáutica
AEROUBI renascido

O núcleo de Engenharia Aeronáutica da UBI (AEROUBI) está de volta. Depois de dois anos praticamente parado, um grupo de alunos resolveu pôr mãos à obra e avançar com o projecto.


Por André Rito


Parece ter chegado ao fim o silêncio quase total de dois anos do AEROUBI. Um incentivo dado por um professor foi o motivo que a Lista T encontrou para realizar a sua candidatura. Na passada quinta-feira, 12 de Dezembro, em Assembleia extraordinária, esta lista tomou posse. O anfiteatro 8.1 foi o local escolhido para dar a conhecer as caras da nova direcção.
"Foram as eleições com maior afluência de sempre" adiantou Nuno Neto, Presidente recentemente empossado. Para o período de inactividade, o Presidente considera que na sua origem esteve "uma desmotivação geral dos alunos, e o facto de as direcções anteriores apenas se preocuparem em organizar festivais aéreos". No entanto, após uma análise dos números desta eleição, Nuno Neto afirma que "estão criadas as plataformas de lançamento para um mandato sólido capaz de responder eficazmente às necessidades dos alunos".
Uma das principais apostas da Lista T é a participação do Núcleo na EUROAVIA (Núcleo de Estudantes de Aeronáutica Europeia). "A EUROAVIA é uma espécie de comunidade internacional de Engenharia Aeronáutica", explica Rui Dias, Vice Presidente do Núcleo. Intercâmbios, troca de ideias, projectos conjuntos, workshops e contactos com empresas no estrangeiro, são algumas das muitas vantagens de que os alunos poderão usufruir, caso se concretize este protocolo.
No programa deste mandato, a Lista T incluiu também um lote variado de actividades extracurriculares. O Festival Aéreo, ainda sem data marcada, é um dos pontos mais altos do AEROUBI. Para além deste irão realizar-se exposições temáticas, cursos de parapente, pára-quedismo e aeromodelismo, e uma feira aeronáutica.
Está também a ser construído um site do Núcleo com actualização permanente. Luís Santos, responsável pela secção multimédia, promete que "este site será algo quer estruturalmente, quer esteticamente, muito bem constituído". O projecto, ainda em fase embrionária, só deverá estar concluído em Abril de 2003. No entanto, o responsável adiantou alguns dos conteúdos a que os alunos poderão aceder: "Programa do curso, links para organizações como a Força Aérea, ou páginas pessoais de professores, software para calculadoras, bem como uma base de dados de testes e apontamentos".