Vésperas de Natal



Contos





Vários autores de língua portuguesa







Por Catarina Rodrigues

Helena Marques, Inês Pedrosa, José Eduardo Agualusa, José Riço Direitinho, Lídia Jorge, Luís Cardoso, Manuel Alegre, Mário Cláudio e Rui Zink são os autores dos contos que compõem este livro.
"Vésperas de Natal" é uma obra com histórias deliciosas publicada no passado mês de Novembro. Destaque para o conto inédito de Inês Pedrosa intitulado "A cor dos anjos". Trata-se da história de um Natal vivido em Nova York depois do 11 de Setembro. Um pai que perde a sua filha no trágico atentado. Essa situação modifica completamente a sua forma de ver o mundo e de viver a sua própria vida.
Mas nem todas as histórias são tristes. "A estrela" de Manuel Alegre fala de um Natal onde o presépio da avó Margarida tem um lugar de destaque, ano após ano. E a certa altura em que vive esta época festiva no exílio, alguns elementos, solitários como ele próprio, fazem-lhe lembrar esse mesmo presépio. No final do livro, Rui Zink conta a história de um encontro inesperado.
O livro "Vésperas de Natal" é a compilação de contos simples mas, muito bonitos. Uma obra para ser lida em qualquer altura e em qualquer parte, porque o Natal é quando o homem quiser.