Eleição da nova direcção
Adega Cooperativa da Covilhã com dívida de três milhões e 850 mil euros

NC/Urbi et Orbi


Rui Moreira, novo presidente da direcção da Adega Cooperativa da Covilhã, afirma que a dívida acumulada da instituição "ultrapassa os três milhões e 850 mil euros". O único candidato às eleições intercalares da Adega foi eleito sem quaisquer votos contra. As eleições decorreram no passado sábado, 21, e na assembleia participaram cerca de 130 associados.
Rui Moreira propõe, na terceira semana de Janeiro, durante uma nova assembleia geral, uma análise aprofundada do relatório e das contas junto dos 1200 associados. A auditoria encomendada pela nova direcção mostra os números relativos às contas da instituição num período que vai desde 1999 até 2001.
O documento, que dá conta da situação da Adega, revela ainda que a empresa Sabores da Beira " foi um mau negócio". Instalada em Vilamoura, a empresa cuja Adega Cooperativa detém 50 por cento do capital, tinha como objectivo vender vinho e queijo da serra. Silva Raposo, presidente da Assembleia Geral, afirma que "não nos resta outra alternativa senão fechar as portas".
Uma rede de distribuição mais forte e "um controlo mais rigoroso da gestão" da adega são os objectivos que Rui Moreira quer ver cumpridos. O responsável considera necessária "uma renegociação da dívida com a banca, procurando a sua transferência para o médio e longo prazo".