O relatório aponta também para o mau estado de conservação de algumas construções
Radiografia aos equipamentos públicos
Faltam bocas de incêndio


Os equipamentos públicos de Santa Maria, São Pedro e Conceição já foram examinados. Os relatórios diagnosticam, entre outros problemas, habitações em avançado estado de degradação e inexistência de bocas de incêndio. A radiografia às restantes freguesias estará pronta no final de Junho de 2003.



Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


O diagnóstico "exaustivo" aos equipamentos públicos das freguesias de Santa Maria, São Pedro e Conceição foi já efectuado. O comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, José Flávio - mandatado para fazer esse levantamento - já passou a "pente fino" escolas, mercados, centros de dia, vias de comunicação e núcleos residenciais. E os relatórios estão já em poder do vereador com o pelouro da Protecção Civil na autarquia serrana, João Esgalhado. "O comandante dos Bombeiros tem estado a fazer um trabalho muito meticuloso, de deslocação pedonal por tudo quanto são ruas de cada uma destas freguesias", explica João Esgalhado. O trabalho, em campo há três meses - a decisão foi tomada na sessão do executivo de 20 de Setembro -, tem como principal finalidade, frisa o vereador, "assegurar melhores e maiores condições de segurança à população do concelho".
Ruas em que as viaturas dos bombeiros não conseguem passar e onde, apesar de existir bocas de incêndio, estas se revelam ineficazes, bem como outras onde, pura e simplesmente, esses dispositivos não existem, são alguns dos problemas apontados. Os relatórios identificam igualmente um conjunto de construções em "gravissímo estado de conservação". Acompanhados de fotografias e plantas, os documentos apresentam também soluções. Estas passam pela introdução ou reforço das bocas de incêndio e a substituição das tubagens de água. "Por outro lado é necessário colocar nas zonas de maior dificuldade de acesso, com arruamentos estreitos, meios de intervenção rápida e imediata que, até à chegada dos bombeiros possam reduzir o evoluir das situações de emergência, nomeadamente no domínio dos incêndios", explica João Esgalhado.
Simultaneamente, e através do Gabinete Técnico Local da Zona Histórica, procede-se ao levantamento minucioso da população existente, da sua idade e características do agregado familiar. Isto porque, justifica o vereador da Protecção Civil, "temos consciência que existe um número significativo de idosos com dificuldades de mobilidade que, em casos de incêndio, eventual terramoto ou nevão, terão que ser ajudados". Neste âmbito, adianta Esgalhado, foi assinado um protocolo com a Junta de Freguesia de Santa Maria para que se efectue o levantamento aprofundado de todos os idosos que precisam de apoio domiciliário.
Contratado para ser efectuado no prazo de um ano, o diagnóstico à totalidade das freguesias do concelho, segundo o autarca, estará concluído no final do primeiro semestre de 2003.