Matemática
Guarda regista média mais elevada da Beira Interior

NC/Urbi et Orbi


Guarda é o concelho da Beira Interior com média mais elevada (8,1) a matemática. Os resultados foram publicados no jornal "Público" e o autor do estudo foi Valadares Tavares, catedrático do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Manteigas regista 3,4 de média, sendo, assim, o concelho com a média mais baixa da região e um dos concelhos com a média mais baixa do País.
Para a realização do estudo contribuíram dois indicadores-chave que permitiram ter uma ideia do País e do grau de desenvolvimento de cada concelho. O poder de compra por habitante e o nível de ensino contribuíram para uma mais clara conclusão de Valadares Tavares. Segundo o "Público", uma das principais conclusões é que "Portugal é um País pequeno, mas apresenta indíces de elevadíssima assimetria em termos de desenvolvimento". O estudo refere ainda que "as médias dos alunos portugueses a matemática nunca chegam a ser altas".
Valadares Tavares sublinha que a tese de que o grau de desenvolvimento de uma região determina o sucesso escolar "é falsa". O autor do estudo afirma que "Portugal regista uma grande disparidade de notas a matemática, mesmo quando as condições sócio-económicas das zonas em que se inserem as escolas são, à partida, semelhantes. Na Beira Interior, Covilhã e Castelo Branco estão registam uma média de 6,1, e 6,8, respectivamente. Valadares Tavares considera que uma das soluções para o problema da matemática em Portugal é "compreender os sucessos". O autor do estudo considera que é necessário premiar os casos que têm sucesso. A nível europeu, o professor do Instituto Superior Técnico refere que Portugal ainda está "no fundo". O estudo analisou dados respeitantes a 213 concelhos, excluíndo aqueles cujas escolas não tiveram um mínimo de 25 inscritos para o exame de matemática.