Emissões suspensas em Castelo Branco
Fernando Serrasqueiro quer saber qual o futuro da RTP

João Alves
NC/Urbi et Orbi


O Centro Emissor da RTP em Castelo Branco não vai proceder a qualquer emissão, até Janeiro. É esta uma das consequências do processo de reestruturação interna que esta cadeia de televisão pública do Estado está a proceder e que já levou, inclusive, ao não renovar de contratos de alguns profissionais do Centro albicastrense.
A medida, no entanto, não está a agradar a alguns responsáveis políticos da região. Por exemplo, o deputado do PS, Fernando Serrasqueiro, questionou na passada semana o Governo, na Assembleia da República, sobre o futuro dos Centros Regionais. O deputado considera tais centros, nomeadamente no Interior, têm tido um papel fundamental de inegável importância no que concerne à difusão de notícias locais e de informação sobre a vida das comunidades e que, oo longo do tempo em que foi oposição, o PSD "sempre afirmou a necessidade de promover um desenvolvimento territorial equilibrado do País".
Serrasqueiro frisa que no caso do distrito o Governo "comprometeu-se, a descentralizar serviços e instituições, como forma de combater o terrível processo de desertificação de que sofre aquela região". O deputado considera que o Centro Emissor Regional de Castelo Branco da RTP, tem tido ao longo da sua curta existência, "um papel de grande relevo na vida pública, numa região que pelas suas características e pela falta de investimento, é ainda muito isolada do resto do País". Fernando Serrasqueiro diz que se anuncia a alienação das instalações dos centros regionais da RTP, "ou seja, o seu encerramento" e mostra contra a hipótese da programação regional poder vir a ser feita por cabo. "É uma medida muito injusta pois que pelo seu fraco poder de compra a grande maioria dos habitantes do nosso distrito dificilmente terá acesso a tal serviço" afirma o deputado. Por isso, Serrasqueiroa quer saber quais os critérios que presidiram ao afastamento sumário dos funcionário da RTP e ao consequente encerramento do Centro Regional de Castelo Branco, se este dado foi dado a conhecer às autarquias e com que meios serão realizados os conteúdos da programação regional.