Habitações em mau estado de conservação
Casa degradada ameaça ruir

Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


Uma casa da freguesia da Conceição ameaçou ruir na noite de Natal. Quem deu o alerta foi a moradora da casa em frente que teme que o pior possa acontecer. A casa está desabitada há cerca de dois anos e, segundo Ana Maria Valério, moradora da casa em frente, tem dois proprietários.
Ana Maria Valério afirma já ter contactado a Câmara Municipal da Covilhã a alertar para o estado da casa. "Já por duas vezes entreguei fotos que demonstram perfeitamente o estado de degradação em que a habitação se encontra". Segundo a moradora, a resposta da autarquia vai sempre no sentido de não poder fazer nada, uma vez que a responsabilidade é ainda dos proprietários.
José Flávio, comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, considera que se o mau tempo continuar "a casa pode ruir". O comandante dos voluntários lembra ainda um estudo que realizou nas freguesias da Conceição, S. Pedro e Santa Maria. No trabalho analisou escolas, mercados, centros de dia, vias de comunicação e núcleos residenciais. O relatório, em campo há três meses, foi já entregue ao vereador com o pelouro da Protecção Civil na autarquia covilhanense, João Esgalhado.
O relatório aponta para problemas na utilização das bocas de incêndio revela ainda a existência de um conjunto de construções em "gravíssimo estado de conservação". O diagnóstico às restantes freguesias estará pronto no final do primeiro semestre de 2003.
Recorde-se que há várias situações de casas degradadas na Zona Histórica da cidade. O vereador da Protecção Civil revela-se preocupado com a situação habitacional dos residentes e teme ainda pela falta de segurança que estas casas apresentam.