Por Catarina Rodrigues


A confecção A. D. Lopes, no Tortosendo, deixou no desemprego cerca de 70 pessoas

O sector das confecções dos concelhos da Covilhã e Belmonte começou o ano da pior forma. Na passada quinta feira, 2 de Janeiro, cerca de 250 trabalhadores ficaram desempregados. A empresa A. D. Lopes no Tortosendo fechou as portas atirando para o desemprego cerca de 70 pessoas. A empresa tinha dívidas ao fisco e à Segurança Social e foi encerrada por ordem judicial. Luís Garra, presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB) explica que "havia um processo de falência em curso, mas a criação de uma empresa dentro daquela previa a absorção dos postos de trabalho, o que acabou por não acontecer". Agora segue-se o processo normal de reclamação de créditos.
Entre a maioria dos trabalhadores da empresa reinava a tristeza. Maria Gabriela Marques, trabalha na A. D. Lopes há 12 anos. Apesar de tudo afirma que está "solidária com a entidade patronal" e mostra-se confiante no futuro.
As Confecções Paulenses, no Paul, deixaram no desemprego cerca de 60 pessoas. Para completar o cenário negro que se viveu no segundo dia do ano, as confecções Carveste, no concelho de Belmonte, concretizaram um despedimento colectivo de 89 pessoas. Segundo Garra "a empresa pretendia atingir o número de 400 trabalhadores, mas pensava-se que isso ia ser feito de forma progressiva, sem prejuízos sociais". Esse número foi agora conseguido com o despedimento colectivo, mas apanhou os trabalhadores e o sindicato de surpresa.
O presidente do STBB mostra-se ainda preocupado com a situação das confecções A, C & B também no Paul, "uma vez que a empresa parou uma linha de produção". Luís Garra não poupa críticas ao Governo e ao Plano de Intervenção para a Beira Interior, apresentado por Bagão Félix a 25 de Outubro do ano passado. O referido plano consiste num conjunto de medidas que apostam na protecção social e em acções de formação. "Trata-se de um plano de gestão do desemprego" afirma Garra, acrescentando que "estas propostas não conseguem ,de forma nenhuma, resolver os problemas existentes".