Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi



Irmã Josefina, directora da instituição, diz que fazer a manutenção desta casa "não é fácil"

Educação e formação de valores são os principais objectivos que as Irmãs Doroteias têm ao dirigirem o Patronato Nossa Senhora da Conceição. A instituição vai comemorar os 75 anos vividos na casa que ainda as acolhe, no próximo domingo, 5.
Depois de muitos ajustes e remodelações constantes da casa, as irmãs Doroteias têm a seu cuidado 178 crianças, divididas por creche, jardim de infância e ATL. A Irmã Josefina Pires, directora da instituição, lembra que para se cumprir os objectivos "tem-se feito continuamente adaptações nas infraestruturas". A directora do Patronato afirma ainda que "tem havido muita remodelação", uma vez que a casa "não foi construída para este fim".
A principal preocupação destas educadoras é formar bons cidadãos. "O nosso objectivo é formar o homem de amanhã", explica a Irmã Teresa Carreira, da direcção do Patronato, que lembra a frase da fundadora, a Santa paula Frassinetti, que dizia que "formar bem a criança é transformar o mundo e conduzi-lo à verdadeira vida". "O nosso carisma é mesmo a formação e a educação", refere a Josefina Pires. Uma sala de informática, uma biblioteca, várias salas para cada uma das valências que assistem, três refeitórios e um espaço ao ar livre recentemente equipado são as condições que o colégio oferece. Segundo a direcção da instituição, as "necessidades vão sempre surgindo", mas, "neste momento, conseguimos dar resposta ao número de crianças que temos", afirmam as Irmãs Doroteias.
A instituição conta apenas com o apoio da Segurança social e com a colaboração dos pais das crianças que frequentam o Patronato Nossa Senhora da Conceição. As crianças carenciadas também têm lugar no colégio e estão isentas de qualquer pagamento. "A nível financeiro é sempre complicado", esclarece a directora da instituição que lembra que "a casa é antiga e fazer a manutenção não é fácil".
Ao todo, 25 pessoas fazem parte do quadro, mais a professora de música, mas a instituição aceita também alguns voluntários. A comunidade das Irmãs Doroteias ajuda na base do voluntariado e os antigos alunos da escola regressam ainda com o objectivo de "darem aquilo que já aprenderam", esclarece Josefina Pires.

Irmãs acreditam que a educação é essencial

Paula Frassinetti, juntamente com seis companheiras, funda uma congregação religiosa, que tem como objectivo "a abertura de uma escola para as crianças pobres da aldeia, através da Pia obra de Santa Doroteia", recordam as Irmãs. As Imãs Doroteias explicam ainda que "Paula Frassinetti acredita que a mulher tem uma função determinante na renovação da sociedade, por si mesma e pela sua influência na vida do homem e das novas gerações".
Deste modo, as Irmãs Doroteias começam a sua expansão pelo mundo e em 1870 chegam à Covilhã. Com a implantação da República em 1910, o trabalho da congregação é interrompido para recomeçar no dia 5 de Janeiro de 1928, altura em que ocuparam o lugar que ainda lhes pertence. Segundo Josefina Pires, "as pessoas da Covilhã insistiram muito junto da nossa provincial em Lisboa para as Irmãs regressarem, porque somos uma congregação dedicada à educação e à formação da juventude".
Actualmente, as Irmãs Doroteias acreditam naquilo que fazem "como sendo muito importante para a sociedade e para a formação de todas as pessoas". Irmã Teresa Carreira acentua que "a educação e os valores são uma herança da nossa fundadora". O espírito de família é mais um dos ideais que se tenta atingir no Patronato Nossa Senhora da Conceição. "Nós queremos que o ambiente que se respira seja um ambiente de família e que todos participem", refere Teresa Carreira.


 




A exposição conta a história do Patronato de Nossa Senhora da Conceição




75 anos de história em exposição



5 de Janeiro de 1928 é a data em que tudo recomeça. As Irmãs Doroteias regressam à Covilhã e cumprem os seus objectivos, formar uma escola. No próximo domingo, 5, comemoram os 75 anos de existência na "nova casa", como refere a directora do Patronato Nossa Senhora da Conceição.
Os preparativos para a festa já se fazem há algum tempo. No dia do aniversário realiza-se uma Eucaristia na Igreja paroquial de Santa Maria, onde vai presidir D. António dos Santos. Ainda nessa tarde vai ter lugar a inauguração da exposição que conta a história da instituição. Desde quadros, fotografias, passando por mobília restaurada e alguns objectos antigos compõem a vida do colégio. "A exposição pretende representar um pouco a vida da escola e mostrar as actividades que temos tido", explica Teresa Carreira.
Ao fim de mais um ano de existência, as Irmãs Doroteias consideram que o "balanço é muito positivo". No final de cada ano os pais das crianças dão o seu contributo avaliando o funcionamento. Irmã Teresa afirma que "as avaliações dos pais demonstram que o ano foi muito positivo".