Alterações na Estrada Nacional 18
Variante à Covilhã iluminada


A Estrada Nacional 18 (EN18) vai ter iluminação pública. A medida foi anunciada por Alçada Rosa, vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, na última reunião do executivo, realizada a 6 de Janeiro. A iluminação a ser colocada entre o cruzamento da Nossa Senhora do Carmo e o cruzamento do Tortosendo, na chamada variante à Covilhã, será adjudicada por 359 mil euros. Alçada Rosa garante que esta medida trará "mais segurança para os utilizadores".
O autarca explica ainda que se vai proceder à colocação de semáforos na mesma estrada. "A Câmara da Covilhã sempre esteve contra ao sistema instalado em toda a variante, que só acende com a velocidade e é facilmente desrespeitado", frisa Alçada Rosa. O vice-presidente defende a instalação de semáforos, com um tempo de paragem obrigatória, independentemente da velocidade.
A Câmara Municipal da Covilhã não aceitou a interdição ao trânsito na EN18 , junto ao cruzamento para o Tortosendo proposta pelos construtores da Auto-Estrada da Beira Interior, a empresa Teixeira Duarte. A medida não agradou à autarquia devido ao intenso tráfego que se verifica na via em questão. Por isso foi pedido à empresa responsável pela obra que demonstre que não pode realmente avançar com a construção sem interromper o trânsito. Caso esta situação se venha a verificar o tráfego terá que ser desviado pela antiga via, que vai desde o edifício da RDP até junto da Ponte Pedrinha.