Nas provas de selecção estiveram representadas sete bandas filarmónicas do distrito de Castelo Branco
Provas de selecção para a Orquestra Juvenil do Centro
Jovens tentam a sua sorte

Trinta e quatro músicos do distrito de Castelo Branco prestaram provas na Covilhã. O objectivo é formar uma orquestra onde só os melhores podem chegar.



Por Catarina Rodrigues


Decorreram no passado sábado as provas de selecção dos jovens filarmónicos do distrito de Castelo Branco para a formação da Orquestra Juvenil do Centro na área do jazz. Foram 34 os que arriscaram a sua sorte nas audições que tiveram lugar no Teatro Cine da Covilhã. Estiveram representadas sete bandas, duas de Castelo Branco, quatro da Covilhã e uma de Idanha-a-Nova.
Helder Henriques tem 19 anos e pertence à Banda Filarmónica de Casegas. Participou nas provas porque gosta do estilo de música jazz e também por considerar que "estas iniciativas são sempre boas. Incentivam os jovens a entrar nas bandas", refere.
O júri do projecto organizado pela Delegação Regional de Cultura do Centro é constituído pelos maestros António Ferro e Paulo Perfeito, os dois responsáveis que orientam as provas que estão a ser feitas por toda a região. Primeiro será criada uma orquestra em cada capital de distrito, ou seja, Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Covilhã em representação de Castelo Branco. "Como o concelho da Covilhã tem 11 bandas filarmónicas, entendeu-se que apesar de ser a nível distrital, era melhor esta acção ficar sediada na Covilhã", explica Maria do Rosário Rocha, vereadora da Cultura na autarquia covilhanense.
No final do mês de Janeiro começam as acções de formação dos jovens músicos. Ao fim de seis meses será apresentada uma orquestra e depois serão seleccionados os 92 melhores para a Orquestra Juvenil do Centro. António ferro explica que "a qualidade dos músicos ouvidos na Covilhã é média". O maestro considera que o nível está um pouco abaixo do da Guarda, onde foram ouvidos 52 músicos.
A partir deste mês e até ao fim de Junho, António Ferro e Paulo Perfeito vão estar às terças, quartas e quintas nas capitais de distrito a trabalhar com os jovens. Está previsto que a Orquestra do Centro actue nas cerimónias de abertura dos estádios da região destinados ao Euro 2004.
Ainda não está garantida a continuidade do projecto, mas Ferro diz que "isso depende um pouco das autarquias". O que foi pedido pelo Ministério da Educação é que os orientadores criem as orquestras num período de seis meses, a partir das 182 bandas filarmónicas existentes na zona centro do País. "O nosso interesse é que algum maestro da região se encarregue de continuar o trabalho, com o nosso apoio", termina António Ferro.