Instituto Politécnico
Avaliação externa dá nota positiva a cursos da ESE


NC/Urbi et Orbi


Uma Comissão de Avaliação Externa classificou de forma positiva os cursos de professores do Ensino Básico, variantes de Português e Francês e Educação Visual e Tecnológica, da Escola Superior de Esducação (ESE) do Instituto português de Castelo Branco (IPCB). Os relatórios, realizados no âmbito de uma avaliação dos cursos de Ensino Superior, já foram divulgados e, segundo os responsáveis da instituição, os resultados são "muito positivos".
Na conclusão dos relatórios são referidos os pontos fortes, satisfatórios e fracos de cada curso. Assim, no que respeita ao curso de Educação Visual e Tecnológico, o relatório conclui que existem 15 pontos fortes e 2 pontos fracos. "Corpo docente qualificado, empenhado, competente, actuante, aberto à inovação e responsável. Corpo de funcionários técnicos, administrativos e auxiliares, competente e zeloso", são alguns dos elogios utilizados para caracterizar o curso. Por outro lado, os únicos dois pontos fracos apontados, esclarece fonte do Politécnico albicastrense, "respeitam somente a matérias da responsabilidade do Ministério, e não da ESE ou do IPCB, como a estrutura curricular bivalente (1º e 2º Ciclos) legalmente obrigatória e a ausência, por parte do Governo, das propostas de revisão curricular apresentadas".
No que diz respeita ao curso de Português e Francês, os pontos fortes são a "formação científica do corpo docente" e a "dinâmica da formação interna", enquanto nos pontos fracos se salienta a "coordenação do curso". Neste, a Comissão recomenda maior interdisciplinaridade, enquanto no curso de Educação Visual e Tecnológica aconselha a "ampliação do acervo bibliográfico , a integração de alunos na Comissão de Avaliação Interna e mais tempo lectivo para História da Arte e Desenho.