Os Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira querem uma nova sede
Eleições marcadas para dia 18
Alcoólicos Recuperados querem reestruturar instituição

O Centro de Alcoólicos Recuperados vai a votos dia 18. Reestruturar a instituição é o principal objectivo. Quanto a novos projectos, eles passam pela mudança para uma nova sede. Mas os recursos financeiros escasseiam.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A direcção do Centro de Alcoólicos Recuperados (CAR) - Cova da Beira demitiu-se em bloco. "Na sequência dos acontecimentos ocorridos nos últimos tempos, achamos por bem pedir a demissão", explica o ainda presidente do CAR, José Manuel Amarelo. Porém, este responsável esclarece que o acto, aprovado unanimemente pela direcção, tem como único objectivo proceder-se a uma "reestruturação" do Centro. "Quando há dois anos atrás iniciámos este trabalho, erámos poucos e tivémos que arrancar com quem estava", diz. Mas agora, esclarece Amarelo, "há já um número considerável de alcoólicos recuperados e decidimos por isso reestruturar, dar sangue novo". Assim, no próximo dia 18, o CAR-Cova da Beira vai a eleições e José Manuel Amarelo candidata-se novamente ao cargo. Até à data não há mais nenhuma lista concorrente, todavia, "existe muita movimentação no seio do Centro". As reestruturações são também alargadas ao número de elementos que vão compôr os corpos gerentes, passando de 18 para 23. Já o Conselho Técnico vai agrupar um maior número de médicos, entre os cinco e seis.
Quanto ao Plano de Actividades para 2003, "bastante vasto", abrange áreas desde sessões de esclarecimento nas escolas, o IX Encontro de Alcoólicos Recuperados da Zona Centro, a 31 de Maio, constituição de equipas ligadas ao desporto, cultura, entre outras.

Mudança para nova sede dependente de apoios

Já a mudança de instalações, para um edifício junto ao Jardim Público, é outro dos projectos da instituição para este ano. Mas as "carências financeiras" do CAR permanecem e "as divídas são cada vez mais", frisa Amarelo, que acrescenta que até à data ainda não recebem qualquer tipo de financiamento devido à sua condição de instituição particular de solidariedade social. "Acabaram os lamentos. Temos o direito de exigir que nos apoiem. O tempo urge e as obras na nova sede têm que avançar", sublinha aquele responsável, que espera contributos quer da Câmara Municipal da Covilhã, quer de outras entidades.
Os projectos para este novo ano não acabam por aqui. O CAR pretende que a comunidade assista às reuniões de grupo dos alcoólicos recuperados, uma vez por mês, e manter a sala de convívio aberta todos os dias da semana. Neste aspecto, anuncia José Manuel Amarelo, "está já convidada uma pessoa que vai vir ao bar ensinar aos jovens e não só como se fazem cocktails sem álcool". "Este espaço vai ser muito importante na prevenção do alcoolismo", justifica.