A BT da GNR registou menos acidentes que no ano passado
Operação de Natal e Ano Novo da BT
Sinistralidade diminui no distrito

A sinistralidade baixou no distrito durante o Natal e Ano Novo. A Brigada de Trânsito elogia o bom senso dos condutores. Nos acidentes ocorridos, o álcool e excesso de velocidade são as principais causas.


Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi


No período de Natal, e durante a operação "Conduzir é viver", ocorreram no distrito da Guarda 21 acidentes de viação, dos quais resultaram 9 feridos ligeiros e um grave. Comparativamente com período homólogo de 2001, em que se verificaram 40 acidentes, com um morto, 2 feridos graves e 22 ligeiros, "houve uma recuperação da sinistralidade". Segundo o Comandante do Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda, Capitão Cruz Ribeiro, isto fica a dever-se ao bom senso dos condutores, "a par da sensibilização veiculada pelos órgãos de comunicação social".
Na operação de Ano Novo o quadro de sinistralidade no distrito constituiu "excepção ao nível do País." A Brigada de Trânsito (BT) da GNR da Guarda registou 23 acidentes, menos sete que no ano passado. Houve 11 feridos ligeiros e dois graves, sem mortes.
A diferença em relação a 2001 é que, o índice de gravidade aumentou, já que no ano passado não se tinham verificado feridos com gravidade. As principais causas da sinistralidade continuam a ser, lamenta Cruz Ribeiro, o excesso de velocidade e a condução sob o efeito do álcool.
O facto dos dias de Natal e Ano Novo terem ocorrido no meio da semana contribuiu também para que as pessoas tivessem feito uma gestão atempada das deslocações, evitando concentração de trânsito num só dia o que facilitou a fluidez de trânsito, refere aquele responsável.

IP5 preocupa

Actualmente, a maior preocupação da BT reside na degradação do piso do Itinerário Principal nº 5 (IP5), onde o excesso de buracos, agora escondidos com a água da chuva, põe em perigo quem por ali circula, principalmente os não residentes, desconhecedores do estado da via. Apreensivo com a situação e por se tratar da principal porta de entrada no País, Cruz Ribeiro já alertou as entidades responsáveis pela manutenção da estrada, no entanto reconhece que "qualquer intervenção que neste momento possa ser feita não sedimenta devido à chuva intensa que tem caído".
Igualmente preocupante é o troço do IP5 junto à área de descanso localizada entre a Guarda e Celorico da Beira (Km 157,1), onde diariamente ocorrem acidentes devido à irregularidade do piso. Também neste caso já foi solicitada uma intervenção urgente no sentido de corrigir o pavimento.