O autarca do Fundão, Manuel Frexes, enaltece o escritor Eugénio de Andrade
Rota dos escritores arranca na Póvoa da Atalaia
Ministro da Cultura vem ao Fundão

O Ministro da Cultura, o covilhanense Pedro Roseta, está no próximo dia 19 no Fundão. O objectivo da visita é o arranque da Rota dos Escritores.


Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


O Fundão irá receber no próximo dia 19 a visita de Pedro Roseta, ministro da Cultura, data em que se dará início à Rota dos Escritores e será lançado o núcleo Eugénio de Andrade.
A Rota dos Escritores é um projecto que abrange sete escritores do século XX e que passa pela realização de debates, edição de livros e roteiros dos locais onde trabalharam alguns escritores. A iniciativa pertence à Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC). O dia de arranque foi escolhido tendo em conta o nascimento de Eugénio de Andrade. O local de lançamento será a Póvoa da Atalaia, terra do poeta. Neste mesmo dia serão ainda inauguradas duas exposições. "Eugénio de Andrade- A Raíz das Palavras" e "Por Eugénio de Andrade" vão estar patentes ao público na sede da Junta de freguesia da Póvoa da Atalaia.
No âmbito do programa, a Câmara Municipal do Fundão vai proceder a um conjunto de intervenções patrimoniais. Reabilitar o Jardim das Oliveiras é um dos objectivos. A poesia inscrita no chão é uma das ideias que poderá vir a nascer. Manuel Frexes, presidente da autarquia fundanense afirma que "fomos à porcura do mais ilustre escritor e que, felizmente ainda é vivo: Eugénio de Andrade, natural desta terra, onde passou parte da sua infância". Frexes garante que o programa será uma mais valia para o concelho e que a Póvoa da Atalaia "passa a fazer parte do roteiro das aldeias conhecidas do País, pois será um local que muitas pessoas virão a conhecer por ser a aldeia onde nasceu Eugénio de Andrade". Os 80 anos do poeta vão ainda ser comemorados no Porto, onde a Fundação Eugénio de Andrade organiza um recital de poemas seus pelas vozes de várias figuras da literatura portuguesa.