A afluência à Serra tem aumentado nos últimos dias
Serra da Estrela
Contadores de carros na estrada Covilhã-Torre-Seia

Evitar o congestionamento de tráfego, na Serra, é um dos objectivos da Direcção de Estradas da Guarda. Para isso, nada melhor que saber quantos carros sobem à Estrela, numa altura em que a neve marca presença.


NC/Urbi et Orbi


A Serra da Estrela vai dispor de contadores de automóveis. O dado é revelado pelo responsável da Direcção de Estradas da Guarda, José Gomes. Aqueles equipamentos, que eram instalados esta semana, vão funcionar na estrada Covilhã-Torre-Seia (EN 339) e servem para contar "quantas viaturas entram e saem da zona entre os Piornos e a Lagoa Comprida", abrangendo o ponto mais alto de Portugal, explica à Rádio da Covilhã, José Gomes. De acordo com este responsável, "aquela faixa funcionará tal como um parque de estacionamento. Saberemos sempre, com rigor, a cada momento, quantos carros estão na área".
A grande afluência de visitantes, principalmente nesta altura do ano, devido ao manto branco que cobre a Serra, e que provoca congestionamentos de trânsito, colocando em causa a segurança no ponto mais alto do País, é um dos principais motivos para a introdução dos contadores de automóveis.
"É preciso pensar que podem haver sempre condições adversas repentinas. E a única prevenção possível é restringir a circulação", advoga o responsável pela Direcção de Estradas da Guarda. José Gomes lamenta, porém, que "até nós termos começado a falar nesta matéria, ninguém se tinha preocupado com o assunto".
Considerados como "um importante instrumento, com informação útil", os contadores de automóveis serão também uma boa forma para as futuras medidas que as autoridades decidam levar a cabo. A Direcção de Estradas da Guarda, de acordo com José Gomes, vai ainda adquirir dois novos limpa-neves para a Serra da Estrela e tem em fase de conclusão as obras da delegação do Centro de Limpeza de Neve de Piornos, que vai abranger a encosta oposta, no concelho de Seia.

Forte nevão esta semana

Entretanto, semana passada ficou marcada pelo forte nevão que se abateu sobre a Serra da Estrela, que deixou toda a encosta da Covilhã coberta de um vasto manto branco. A neve obrigou mesmo ao fecho da estrada entre a Nave, os Piornos e o Sabugueiro. A temperatura chegou a atingir os três graus negativos.