O ar da Guarda vai ser objecto de estudo
Estudo já foi iniciado
Unidade de climoterapia prevista para a cidade


Promover o ambiente e a saúde na cidade. É este o objectivo da associação Guard'Ar, criada recentemente. E assim nascerá na capital de distrito uma unidade de climoterapia.


Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi


Na Guarda foi recentemente criada a associação Guard'Ar, cujo principal objectivo é promover o ambiente e a saúde no distrito. O desafio, lançado por um médico alergologista, membro do Conselho Científico da Federação Europeia de Bioclimatismo, foi aceite por um grupo de empresário da Guarda, que não esqueceram a qualidade do ar desta cidade e a sua tradição no tratamento de doenças respiratórias.
A primeira iniciativa a promover pela referida associação é a elaboração de um estudo, em colaboração com o Instituto Clínico de Alergologia (ICA) e o Centro Europeu Médico Bioclimático de Investigação e Ensino Universitário (CEMBREU), com sede em Briançon, nos Alpes Franceses, destinado a estudar a qualidade do ar da Guarda.
As conclusões desse estudo vão equacionar a viabilidade, ou não, da credenciação da Guarda para o tratamento de doenças do foro respiratório, no âmbito do bioclimatismo. "É sabido que a Guarda tem um ar bom. No entanto, é preciso saber se é bom na especificidade que é necessária para o bioclimatismo", sustenta Pedro Cunha Rebelo, presidente da direcção, eleito na primeira reunião da Guard'Ar, realizada no passado dia 9 de Janeiro.
No terreno estão já duas técnicas daquelas instituições com a função de recolherem material para estudo. Neste âmbito foram seleccionadas 30 casas, dispersas por todo o perímetro urbano, dez em granito, dez novas e outras dez mais antigas, onde são recolhidas poeiras e medido o ar. As condições exteriores serão medidas através de uma antena que já está instalada, desde a semana passada, na Torre dos Ferreiros, onde regularmente vai ser recolhido o material a enviar para França, onde será analisado.Esta pesquisa, com um custo estimado em cerca de 105 mil euros, decorrerá durante todo o ano de 2003 e tem o apoio do Governo Civil e da Câmara Municipal da Guarda. De acordo com as informações dos responsáveis desta associação, os resultados serão conhecidos no próximo ano,
Entretanto está prevista a divulgação, em Maio ou Junho do ano em curso, de um relatório intercalar, a partir do qual poderá ser já perspectivadas algumas conclusões. Ainda que haja um fundamentado optimismo, os responsáveis pela Guard'Ar admitem que o projecto "possa cair por terra" caso os resultados do estudo em curso não sejam favoráveis. Um dado adquirido é a prossecução, até à fase final, deste trabalho "porque é o sexto, com estes parâmetros a ser feito a nível mundial, dos quais apenas três obtiveram parecer favorável".
Pedro Cunha Rebelo mostra-se esperançado na credenciação da Guarda, o que a acontecer seria a primeira Cidade, na Península Ibérica a obter tal estatuto.