A desconstrução dos clássicos





Undercovers





de
Maria João e Mário Laginha

Universal | 2002



A primeira reacção é… surpresa! Mas depois tudo faz sentido….Tom Waits, Bjork, Joni Mitchell, António Carlos Jobim, U2, e os outros, na inconfundível voz de Maria João e no piano de Mário Laginha.
Há muito que o duo se libertou do espartilho do Jazz, para fazer a música que gosta, que o público e a crítica recebe de braços abertos. A ideia é arrojada: adaptar ao "seu" universo musical temas como "Lately" de Stevie Wonder, "Córazon Partió" de Alejandro Sanz, "Black Bird" de Lennon e McCartney, ou "Love is the Seventh Wave" de Sting. O resultado é brilhante.
A sensibilidade única de Mário Laginha como pianista e "arranjador", transporta a voz de Maria João a novos e fascinantes níveis de interpretação. O "núcleo duro" deste projecto é completado com as presenças do percussionista Helge Norbakken, companheiro habitual do duo, e com o baixista Yuri Daniel. Convidados foram, também, Miguel Ferreira, teclados e programação de computadores, Mário Delgado, guitarra, Alexandre Frazão, bateria, um ensemble de cordas de 17 elementos, e o Coro Majescoral, de Moçambique.