Por Catarina Rodrigues



A Escola Campos Melo cedeu as instalações para a realização do encontro entre a câmara e a população

"A EDP não está à altura das suas responsabilidades". Palavras de Carlos Pinto para justificar o trabalho prestado pela empresa ao concelho da Covilhã. A falta de iluminação em várias artérias da cidade foi uma das críticas mais ouvidas pelo autarca na sessão "Em Directo com a Câmara", na passada sexta feira, 24. O objectivo da iniciativa foi ouvir os munícipes residentes na zona da Avenida 25 de Abril, Rua José Ramalho, mais conhecida por Calçada Alta, bairro da Estação e Eixo TCT.
Carlos Pinto afirma que a autarquia paga os serviços da EDP antecipadamente e depois está um longo tempo há espera da sua realização. "Esta situação tem que acabar", frisa o presidente da edilidade que admite recorrer ao serviços de administração central da empresa. A população que aderiu em peso à iniciativa falou ainda da existência de várias habitações degradas, passeios inacabados e ruas por asfaltar.
O presidente da autarquia aproveitou a oportunidade para apresentar obras a realizar na zona sul da cidade. A Calçada Alta vai sofrer uma intervenção de fundo que passa pela criação de novos lugares de estacionamento, na tentativa de resolver um dos maiores problemas dos habitantes daquela área. A Rua Marquês d' Ávila e Bolama também vai ter obras. Entre o Colégio das Doroteias e os Penedos Altos os passeios serão renovados e a estrada pavimentada, estando prevista a colocação de semáforos no cruzamento para a antiga fábrica da Nova Penteação, que será também asfaltada até à Rua da Indústria. Carlos Pinto falou ainda nas intervenções previstas ao nível do saneamento básico e na criação de espaços verdes.

Nova Esquadra junto à Biblioteca Municipal

As novas instalações da Polícia de Segurança Pública (PSP) vão ser construídas no eixo TCT junto à Biblioteca Municipal, num terreno cedido Câmara da Covilhã.
O projecto para a futura esquadra estava concluído, mas o Comando Geral da PSP aceitou a proposta da autarquia para a transformação da esquadra em divisão. Esta situação obriga algumas alterações, mas Carlos Pinto assegura que o projecto definitivo estará pronto dentro de dois meses. "As obras podem começar antes do final do ano", sublinha.
O próximo "Em Directo com a Câmara" terá lugar em Março no Bairro de Santo António, depois segue-se a freguesia da Boidobra.



Covilhanenses inquiridos


A Câmara Municipal da Covilhã decidiu realizar um inquérito aos munícipes sobre a localização do futuro cemitério da cidade. "Não é um referendo formal, mas como se trata de uma matéria sensível é importante que o maior número de pessoas participe na decisão", explica Carlos Pinto.
A autarquia criou uma comissão que estuda há cerca de um ano e meio qual o local mais adequado para a localização do novo cemitério. O espaço escolhido foi um terreno junto à Adega Cooperativa da Covilhã. Ainda assim a edilidade decidiu ouvir a população.
"Dentro de algumas semanas será enviada uma carta a explicar o processo através do qual as pessoas podem dar sugestões", explica o presidente da câmara. Até ao final de Março deve ser tomada a decisão final para depois ser sujeita a votação na Assembleia Municipal.
Carlos Pinto acredita que a proposta apresentada pela comissão terá o consenso dos munícipes e não tem prevista qualquer medida alternativa caso isso não aconteça.