Por Catarina Rodrigues


João Antunes já venceu alguns concursos de carácter científico

O Clube de Holografia da Escola Secundária Campos Melo está a organizar o 9º Encontro de Jovens Investigadores. A iniciativa realiza-se entre os dias 12 e 16 de Abril e conta com a colaboração da Associação Juvenil de Ciência. João Antunes, aluno do 12º ano é um dos organizadores do evento. "Trocar experiências e estimular os jovens para a área científica é o principal objectivo", explica.
Mariano Gago e Jaime Carvalho e Silva são alguns dos participantes já anunciados para o encontro. As inscrições são limitadas a cerca de 60 alunos do ensino secundário de todo o País. Isabel Fael, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Campos Melo salienta que "é um momento de grande importância porque serão apresentados projectos em várias áreas científicas".
A iniciativa terá um carácter de concurso e a escola irá acolher uma feira de ciência aberta ao público. Os participantes vão ficar instalados na Pousada da Juventude da Serra da Estrela e poderão ainda visitar a Universidade da Beira Interior.
João Antunes foi um dos três elementos do Clube de Holografia premiados no concurso "Física 2000" realizado na Figueira da Foz. O projecto de hologramas de reflexão que apresentaram na altura permitiu-lhes receber como prémio uma viagem a Genebra. Os mesmos alunos foram também já contemplados com uma viagem aos Estados Unidos em representação dos Jovens Investigadores Portugueses.