Irreversível






De Gaspar Noé










Tudo começa por uma discussão em noite de festa entre Alex, interpretada por Monica Belluci e Marcus, interpretado por Vincente Cassel, o seu namorado. A jovem mulher é acompanhada pelo seu companheiro e também por Pierre, interpretado por Albert Dupontel. Durante a festa, Alex tem uma pequena desavença com Marcus, um "bon vivant" e consumidor frequente de drogas. Acaba por sair sozinha e decide caminhar até casa. Com o intuito de encurtar caminho e desviar-se do trânsito, Alex opta por uma passagem subterrânea para peões.
Dá-se o acontecimento mais marcante de todo o filme realizado por Gaspar Noé. Nesta passagem escurecida, Alex é violada e brutalmente agredida por Ténia, um homossexual. Até aqui tudo parece igual a tantas outras películas. Mas o sentido mais animalesco do Homem começa agora a despertar. Marcus, o namorado vai entrar num ciclo "irreversível" de vingança. Tenta a todo o custo encontrar o autor do crime que deixou a sua companheira desfigurada e em coma. Pierre, amigo de ambos é um intelectual calmo e ponderado que tenta aclarar as ideias de Marcus. O realizador vai explorar as vertentes ligadas aos sentimentos mais básicos do ser humano. Quando Marcus encontra o rasto de Ténia, consegue fazer com que Pierre o ajude a vingar da acção feita com Alex.
O filme apresenta uma trama aparentemente sem qualquer novidade, mas o espectador começa a perceber que o argumento foi construído como que do fim para o princípio. A violência, a prostituição e homossexualidade e a vingança fazem com que os interpretes mudem completamente a sua personalidade e entrem em jogadas irreversíveis.



[visitar site oficial]