Por Catarina Rodrigues


Ascensão Simão promete continuar com as actividades que a Academia Sénior tem desenvolvido até agora

A Academia Sénior da Covilhã foi a votos no passado dia 30. A funcionar há cerca de três anos a instituição viu assim terminada a fase da Comissão Instaladora. Pela primeira vez foram eleitos os órgãos da Direcção, da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal. A única lista concorrente liderada por Ascenção Simão foi eleita pela maioria dos sócios.
A nova presidente da direcção da Academia defende a continuação das actividades que têm sido desenvolvidas até aqui. "A Academia Sénior permite que jubilados e aposentados continuem a desenvolver as suas capacidades em vários aspectos da vida", sublinha.
No primeiro ano de funcionamento a Universidade da Terceira Idade tinha 20 alunos inscritos. Actualmente são já 72 e Ascensão Simão afirma que "a meta é atingir os cem ainda em 2003". A aluna mais velha tem 81 anos de idade.
Por 250 euros, os alunos têm direito a todo um conjunto de disciplinas teóricas e práticas durante dois anos. "Mas podem continuar" lembra a presidente da direcção, porque "não há tempo limitado para tirar os cursos". Tertúlia Poética, Psicologia, Geriatria, Música, Informática e Inglês são algumas disciplinas teóricas que podem ser frequentadas na Academia Sénior. O leque de oferta é ainda alargado com disciplinas práticas como Bordado de Castelo Branco, Pintura em Porcelana e Acrílico, Coro e Danças de Salão. Apenas a Ginástica Oriental é paga à parte.
A Academia Sénior é uma instituição particular sem fins lucrativos e mudou recentemente para as novas instalações cedidas pela Câmara Municipal da Covilhã. Uma situação que segundo Lídia Xavier, membro da direcção, "permitiu concretizar um conjunto de actividades programadas pela academia".


Alunos da Academia Sénior na aula de Inglês



Café e troca de impressões

"Venha tomar café connosco" foi o nome da iniciativa realizada no passado dia 25 de Janeiro. O evento pretende ser mensal e só não tinha sido ainda realizado por falta de condições. Antonieta Garcia, docente na UBI foi a conferencista convidada para a tertúlia subordinada ao tema "O Judaísmo". Lídia Xavier sublinha que a sala estava cheia o que permitiu "um diálogo animado com várias trocas de impressões".
Ascensão Simão salienta que "o protocolo com a UBI é fundamental". Os alunos da Academia Sénior têm oportunidade de assistir a aulas na Universidade da Beira Interior, como é o caso das disciplinas de Sociologia e História das Religiões. O alunos podem também frequentar a Biblioteca Central e o bar. O protocolo assinado a 6 de Dezembro de 2000 permite ainda que professores da UBI leccionem na Academia Sénior.
A instituição pretende avançar também com um grupo de teatro de forma a apresentar uma peça já no final do ano. Editar em livro as poesias que resultam da aula de Tertúlia Poética é outro dos objectivos.
A Academia Sénior nasceu em Novembro de 2000 com aulas a serem leccionadas na Escola Secundária Frei Heitor Pinto e no Auditório da Escola do 3º Ciclo Quinta das Palmeiras. Depois passou para instalações cedidas por um particular na Avenida de Santarém. Agora a Universidade da Terceira Idade tem as suas próprias instalações num edifício na Avenida Centro de Artes.