No certame estiveram presentes 50 comerciantes com os mais variados produtos
II Feira Internacional
Saldos atraem milhares de pessoas


Ao longo dos quatro dias a feira recebeu mais de 25 mil visitantes. O número foi inferior ao do ano passado, mas a organização lembra que também foram menos dias.



Por Catarina Rodrigues


A segunda edição da Feira Internacional de Saldos recebeu a visita de mais de 25 mil pessoas. O certame decorreu entre os dias 30 de Janeiro e 2 de Fevereiro e contou com a participação de 50 expositores que encheram por completo o pavilhão da Associação Nacional dos Industriais dos Lanifícios (ANIL).
O número de visitantes foi inferior à primeira edição realizada em 2002. Nessa altura a mostra foi visitada por mais de 30 mil pessoas. A organização lembra no entanto que este ano a feira teve menos dois dias que no ano passado. Carla Antunes, do Departamento de Exposições da ANIL considera que "com mais dois dias o número de visitantes da edição anterior seria este ano ultrapassado".
O presidente da ANIL, José Robalo, salienta que este ano houve "mais expositores e portanto a oferta era mais atractiva".
Na Feira Internacional de Saldos estiveram representadas várias categorias de produtos. Mobiliário, decoração, tapeçarias, vestuário, electrodomésticos, produtos regionais, artigos fotográficos e informática puderam ser adquiridos a preços mais acessíveis.
O certame contou com a participação de comerciantes de todo o País, mas a grande parte era da região. Marcaram ainda presença um representante francês e um espanhol. Jesus Carlos, um dos responsáveis pela loja de roupa Joy Costura participou pela primeira vez na iniciativa. Afirma que veio de Madrid para "promover os produtos espanhóis". No final admitiu que valeu a pena participar. Ana Duarte, responsável pela boutique RX, partilha a mesma opinião. A comerciante admite que "dar a conhecer o nome da loja foi o principal objectivo da presença no evento".
A opinião geral dos comerciantes era de satisfação, mas houve quem lembrasse que na primeira edição se registou um maior volume de vendas. Foi o caso de Regina Roxo, das sapatarias Roxo situadas no Fundão e Castelo Branco. "No ano passado as pessoas tinham mais poder de compra e a feira durou mais dias porque se realizou no fim de semana de Carnaval", recorda.

Pavilhão à espera de ser ampliado

A Câmara Municipal da Covilhã disponibilizou-se para comparticipar a ampliação do pavilhão da ANIL, que mais uma vez se mostrou pequeno para acolher o certame. Segundo José Robalo, as preocupações da associação estão agora centradas no projecto "TexVision", programa de promoção dos têxteis portugueses. "Só depois se pensará no aumento do recinto que não está esquecido", sublinha. No próximo dia 18, a ANIL vai apresentar em Madrid uma passagem de modelos com tecidos fabricados na Covilhã. A iniciativa denominada "Portugal In" insere-se no projecto "TexVision".
A próxima feira a realizar no pavilhão da ANIL é a tradicional Casa Jardim, no mês de Março. José Robalo lembra ainda a sua intenção de realizar uma feira de automóveis antigos.
Carlos Pinto presidente da Câmara da Covilhã considera que a Feira da Saúde é uma das apostas a concretizar no Pavilhão da ANIL. O autarca salienta que "a Feira dos Saldos é oportuna porque abrange um mercado de produtos e preços importantes para empresas e consumidores".