Enfermagem
Escola Superior em ruptura financeira

NC/Urbi et Orbi


Os alunos da Escola Superior de Enfermagem da Guarda (ESEG) manifestaram-se nesta cidade, na terça feira, 28 de Janeiro, em protesto pela situação económico-finaceira que está a afectar aquele estabelecimento de ensino. A insuficiência de verbas está a colocar em risco o seu funcionamento, situação que originou já a intervenção de responsáveis institucionais e de políticos junto da tutela solicitando uma rápida intervenção por parte do Ministério da Ciência e do Ensino Superior.
Segundo um comunicado divulgado após a realização, no passado dia 23, de uma Assembleia Geral de escola, a conjuntura financeira da ESEG é de tal forma grave que se o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) não tivesse disponibilizado um empréstimo, os vencimentos de Dezembro, do pessoal docente e discente, não teriam sido pagos.
A situação foi-se agravando durante o segundo semestre de 2002 e actualmente não há verbas que assegurem o pagamento dos salários e das despesas essenciais ao seu funcionamento. O problema está suscitar grande apreensão ao presidente do Instituto Politécnico, estabelecimento de Ensino Superior onde a ESEG foi integrada. Jorge Mendes por várias vezes transmitiu à tutela a sua preocupação perante o evoluir do problema, solicitando uma rápida intervenção.
O actual panorama da Escola Superior de Enfermagem já foi objecto de um requerimento apresentado na Assembleia da República, pelos deputados do Grupo Parlamentar do PS, Fernando Cabral e Joaquim Pina Moura. Nesse documento, os parlamentares dizem ter conhecimento que o problema já foi colocado, "por várias vezes e por formas diversas ao. Ministro da Ciência e Ensino Superior sem que até hoje houvesse uma resposta satisfatória para as entidades envolvidas no processo".
Pina Moura e Fernando Cabral questionam a tutela acerca das medidas que pensa implementar para que a ESEG resolva a sua situação económico-financeira e funcione "com a normalidade que a sua comunidade educativa deseja".
Ana Manso e Gustavo Duarte, deputados do PSD, apresentaram também um outro requerimento onde é sublinhado que desde a sua criação, em 1965, a Escola de Enfermagem "tem formado excelentes profissionais para a região e para o País".Acentuam ainda, que a ESEG apresentou a proposta de criação de um curso de Saúde Pública e Análises Clinicas "que até hoje não entrou em funcionamento".