Novos cursos
Design Industrial e Serviço Social aprovados pelo Senado

A Universidade da Beira Interior poderá vir a ter três novos cursos no próximo ano lectivo. Arquitectura ainda não obteve aprovação.

Por Catarina Rodrigues


O Senado da Universidade da Beira Interior que reuniu no passado dia 30, aprovou a criação dos cursos de Design Industrial e Serviço Social. Juntamente com Cinema, os três cursos prometem arrancar no próximo ano lectivo.
A universidade já dispõe de licenciaturas em Design Têxtil e Design Multimédia. Segundo Santos Silva, reitor da UBI, "faz todo o sentido a criação do curso de Design Industrial", uma área mais ligada com as Engenharias Mecânica, Electrotécnica e Civil.
O curso de Serviço Social está relacionado com factores sociológicos. "No interior do País, a população está a envelhecer e há cada vez mais instituições de acolhimento para a terceira idade", considera Santos Silva que defende a necessidade de criar quadros qualificados para esta área. O reitor garante que a UBI dispõe de corpo docente para leccionar os novos cursos.
A criação do curso de Arquitectura não foi aprovada na última reunião do Senado. Apesar de ter sido considerado um projecto estratégico para o desenvolvimento da UBI, Santos Silva lembra que a instituição pretende primeiro dialogar com o ministério da tutela. O reitor lembra que "existem 22 escolas de Arquitectura em Portugal, a maior parte privadas", mas sublinha que não há nenhuma na região e "é necessário qualificar quadros que se fixem nesta zona do país".