Gordon Gano reúne os seus heróis




Hitting the Ground


Gordon Gano
de
Gordon Gano

Cooking Vinyl | 2002



Por Alexandre Silva


Vinte anos depois de se iniciar nas lides discográficas ao comando dos Violent Femmes, Gordon Gano lança-se a solo com um álbum bastante interessante. Ainda que tenha levado muito pontapé da crítica, "Hitting the ground" é um registo precioso que merecia mais respeito. Até porque junta "à mesma mesa" nomes míticos da pop e do rock dos dois lados do Atlântico.
As músicas foram escritas por Gano propositadamente para serem cantadas por cada um dos seus heróis. PJ Harvey abre as hostilidades com a música que dá nome ao álbum e deixa caminho aberto para as prestações de Mary Lou Lord, John Cale, Lou Reed, They Might be Giants, Frank Black, Cynthia Gayneau, Martha Wainright e uma irreconhecível e surpreendente Linda Perry (ex - 4 Non Blondes). Gano ocupa-se apenas de três das 11 músicas que compõem o trabalho.
O disco vale por cada momento emparticular. É um conjunto de células individuais compiladas num só corpo. Divertido e cheio de humor, "Hitting the Ground" não é um hino à cena pós-punk americana que teve nos Violent Femmes, tal como nos Pixies, um dos seus maiores representantes. Mas a verdade é que parece um disco de tributo ao trio, escrito pelo próprio Gano, como quem escreve o próprio elogio fúnebre.