População pode ser questionada
Pinto defende referendo para constituir Comunidade Urbana

Por Catarina Rodrigues


"A Comunidade Urbana a ser criada deve suscitar em cada concelho a votação de cada eleitor". Palavras de Carlos Pinto, que continua a defender a criação de uma Comunidade Urbana constituída pelos municípios que compõem os distritos de Castelo Branco e da Guarda. O presidente da Câmara da Covilhã pretende "criar uma estrutura com porta vozes que façam exigências" para que o interior do País tenha acesso a mais recursos. Carlos Pinto considera que as populações devem ser consultadas em eleições sobre esta questão.
A Associação de Municípios da Cova da Beira preconizou a criação de uma Área Metropolitana constituída pelos municípios que a agregam. Pinto critica a ideia e sustenta que "não há nada que prospere através de uma associação que está completamente inerte como a Associação de Municípios".
Miguel Nascimento, vereador socialista na autarquia covilhanense admite que a Comunidade Urbana será uma boa iniciativa tal como a Área Metropolitana. "No fundo trata-se de regionalizar o País", frisa. Nascimento considera que o importante é que "todos os municípios se entendam". Segundo o socialista, Covilhã e Fundão devem estar lado a lado neste objectivo.