As novas instalações contam com um espaço de informática ao qual as crianças podem aceder
Edifício na Rua Ruy Faleiro
ReAgir inaugura novo espaço para crianças




Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


O atelier de ocupação de tempos livres "Os Raios de Sol", do projecto de luta contra a pobreza ReAgir, inaugurou, no sábado, 1, as suas novas instalações, situadas agora na Rua Ruy Faleiro, na antiga sede do PP. A partir de agora, refere Catarina Caldeira, coordenadora do projecto, "virão para aqui outras actividades". "Às segundas e terças feiras à tarde, o ensino-recorrente do 1º Ciclo e também os cursos extra-curriculares. Também já foram feitas candidaturas no âmbito da formação profissional e que passarão a ser leccionadas neste espaço", anuncia aquela responsável.
Depois de remodeladas, as novas instalações, um investimento que rondou os 35 mil euros, são constituídas por duas salas de ATL, apoio escolar, espaço de informática, ludoteca, uma cozinha, onde são preparadas refeições ligeiras a meio da manhã e tarde. A juntar a tudo isto, os gabinetes técnicos, casas de banho e sala de formação.
No entanto, o ReAgir ainda mantém as instalações nas Portas do Sol. "O espaço é bom. É pena não ser o suficiente para abarcar todas as actividades do nosso projecto", esclarece Catarina Caldeira, salientando que as novas instalações espelham o crescimento do ReAgir.
Os projectos não faltam e desde segunda feira, 3, em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã e Junta de Santa Maria, o ReAgir apoia domiciliarmente os idosos daquela freguesia. "Existem muitas pessoas de idade nesta parte antida da cidade que necessitam de companhia de dia, de alguém com quem conversar, que possa ir às compras, aviar uma receita", explica a coordenadora do projecto, referindo que "não pretendemos sobrepormo-nos ao trabalho já realizado por outras instituições. Tentamos sim complementar". Catarina Caldeira afirma ainda que este ano vai ser "marcadamente virado para o apoio social e educacional", sem descurar a alfabetização e recuperação de edifícios, por exemplo.
Porém, e revela Lousa Nicolau, vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia, a quem está afecto o projecto de luta contra a pobreza, as instalações na Rua Ruy Faleiro dispõem ainda de bastante espaço, o qual poderá vir a ser transformado em quartos para alugar aos estudantes universitários. "É perfeitamente possível dinamizar um projecto desse âmbito", diz.