Alexandre S. Silva*

Sobreviver com estilo


Foi há cerca de três anos e meio que, pela primeira vez, ouvi falar no Urbi@Orbi. Ainda era só uma ideia que pairava pelos corredores do Ernesto Cruz e, achava eu, não iria passar daquilo. Tal projecto necessitaria do empenho não só de professores, mas também, e sobretudo, de alunos. Estava, portanto, condenado ao fracasso, pensei. E depois, "da UBI para a cidade e para o Mundo"?... isto era megalómano demais para ser colocado em prática.
Mas sucedeu que da ideia à palavra e, daí, à acção, o tempo foi bastante curto, e logo começaram a aparecer os esboços dos primeiros cabeçalhos e maquetes do site. O professor António Fidalgo, legítimo progenitor do Urbi, conseguiu contagiar todos os envolvidos com um entusiasmo pouco comum e a "publicação" começou a tomar forma. "O.K." - pensei eu - "Isto afinal é capaz de durar umas semanitas… talvez uns dois meses". E durou esses dois meses, e o resto do ano, e mais outro e mais outro ainda. Hoje, três anos depois de ter sido colocado online o número zero, congratulo-me por me ter enganado.
A verdade é que Urbi cumpre exactamente com os objectivos a que se tinha proposto inicialmente: dotar a UBI de um meio de comunicação prático e eficaz, e dar uma primeira ideia do que é o mundo do trabalho aos alunos de Ciências da Comunicação.
Mas o jornal não se limitou apenas a manter-se online e a publicar os primeiros escritos dos estudantes. Ao longo de três anos soube crescer e adaptar-se às muitas mudanças vividas nas áreas do webdesign e da edição. Tornou-se mais atraente e mais fácil de ler. Não se limitou a sobreviver… sobreviveu com estilo.


*Jornalista do Notícias da Covilhã