Ivone Ferreira*

Parabéns Urbi


Desde a abertura do Urbi et Orbi muitas coisas mudaram, pelo menos a nível de mentalidades. Há três anos atrás, muitos julgariam impossível manter durante tanto tempo ou simplesmente colocar on-line, um jornal feito apenas por alunos. O sucesso do projecto provou o contrário. Desde então, o Urbi formou algumas dezenas de alunos e atrevo-me a dizer que não só formou mas formou bem. Os alunos que por aqui passaram aprenderam a fazer um jornalismo onde prima o rigor, a verdade e a isenção.
Conheci o Urbi et Orbi sob dois pontos de vista. O primeiro, como colaboradora do jornal. O segundo, por questões de logística departamental, fez-me seguir de perto o trabalho das duas últimas chefes de redacção e a ver o empenho que mostravam todas as semanas ao colocar on-line mais uma edição do jornal.
Três anos passados desde o início do Jornal da UBI, não poderia deixar de dar os parabéns a toda a equipa que tem feito este projecto seguir em frente. Louvo, em primeiro lugar, a iniciativa do professor Fidalgo por ter criado esta "oficina" onde os alunos de Ciências da Comunicação dão os primeiros passos na prática do jornalismo. Relembro também o nome das pessoas que têm dado vida ao Urbi et Orbi ao longo de 158 edições. Obrigada Catarina Moura, Raquel Fragata, Ana Maria Fonseca e Catarina Rodrigues.


*Bolseira do Labcom e Doutoranda da UNL