João Alves*

O primeiro passo


Um bebé. Tem três aninhos. Já diz umas palavras, já caminha sozinho e não precisa que ninguém o ajude. É curioso, começa a querer saber mais de tudo o que o rodeia, a questionar os outros e a questionar-se também. É um pouco isto que está a acontecer com o Urbi, que está, por todas estas razões, de parabéns.
Confesso que é difícil para mim escrever sobre uma casa que não conheço. Sim, porque apesar de licenciado em Ciências da Comunicação pela UBI e de ser ainda bastante jovem (faço amanhã, terça-feira, 11, 28 anos), não tive a felicidade de ter, na altura em que acabei o curso, uma primeira escola de jornalismo como esta. Sim, porque é essa a realidade que conheço. O Urbi acaba por ser sempre um primeiro passo para os jovens que querem prosseguir no jornalismo. E na redacção do NC, foi-me possível verificar que quando um estagiário aqui chega, apesar de alguma "verdura", já vem razoavelmente preparado em termos de escrita. O que não acontece com outros.
Para além da função que tem na divulgação da própria Universidade, é esta a grande mais valia que consigo encontrar neste jornal online. Acaba por ser uma importante formação para quem se inicia na profissão. Porém, e com o tempo, acabará por fazer mais e melhor. É que penso que, apesar de tudo, quem chega a uma redacção diferente da do Urbi, acaba por chocar com uma realidade um pouco diferente. No jornal da Universidade, a agenda académica, todas as actividades realizadas acabam por ter cobertura. E quando se chega cá fora constata-se que isso, só por si, não chega. É preciso mais. Investigar, pegar no telefone, recordar factos antigos, histórias que nunca foram bem contadas, enfim, questionar. Ser agressivo, por vezes. Sem medo. Penso que este será um dos passos que o bebé irá conseguir dar, daqui por algum tempo. Neste campo, também penso que o Urbi não poderá continuar a ficar muito fechado no campus da UBI. Terá que reflectir sobre tudo o que gira em sua volta, e que, de alguma forma, mexe com a realidade académica. Ser um factor de influência e desenvolvimento da própria cidade em que está.


*Jornalista e coordenador da edição do Notícias da Covilhã