Laura Sequeira*

O primeiro jornal de muitos de nós


O Urbi@Orbi já faz parte da vida dos alunos de Ciências da Comunicação há três anos. Ter a possibilidade de aplicar aquilo que aprendemos nas aulas é óptimo. Mas há uma coisa que me entristece: ainda há muita gente que não sabe da existência do jornal on-line da Universidade da Beira Interior. Divulgar mais o jornal onde muitos jornalistas se iniciaram deveria ser uma prioridade.
Mas, também importante, é que continua a dar cartas no panorama da imprensa regional. A divulgação cultural que o Urbi faz, mais ninguém faz. A divulgação da própria Universidade é um elemento importante.
O Urbi@Orbi acabou por ser o meio que me levou a gostar ainda mais do jornalismo. Foi no "Jornal da Covilhã, da Região e do Resto" que dei os meus primeiros passos nesta profissão. O contacto com as pessoas, a entrada na vida activa da cidade e os conhecimentos que adquiri foram bastante importantes para deixar a timidez de lado e aventurar-me na profissão.
A primeira peça jornalística que escrevi foi quase como uma barreira que tive que ultrapassar. Iria ser publicado um artigo meu e ainda por cima via Internet. Isso implicava bastante responsabilidade. Devo confessar que demorei um fim-de-semana a escrever o artigo, mas valeu a pena porque a seguir a esse vieram outros.
Os temas abordados foram os mais variados. Desde a política, passando pelo teatro, até aos problemas sociais, todos foram abordados. Ora, isto demonstra que o Urbi chega a todo o lado e não esquece ninguém. É preciso também que não o esqueçam...
Não me quero alongar mais e por isso vou apenas desejar muitos Parabéns ao jornal que vê "nascer" tantos de nós. Que continue o bom caminho que até agora tem trilhado é o meu desejo.


*Jornalista do Notícias da Covilhã