Lénia Rego*

"Foi no Urbi que dei os primeiros passos como jornalista"


Quando me pediram para escrever um texto de opinião sobre o Urbi@Orbi, confesso que fiquei sem saber o que fazer. Depois de tantos anos a ouvir dizer que um jornalista não dá opinião, mas limita-se a informar e de mais alguns a escrever notícias, onde a informação é "rainha", voltar à opinião não me pareceu uma tarefa fácil. Mas enfim, o desafio estava lançado e a tarefa tinha que ser levada até ao fim.
Foi no Urbi que dei os primeiros passos como jornalista. Defensora de mais prática e menos teoria no Curso de Ciências da Comunicação, foi com entusiasmo que comecei a escrever para o jornal On-Line da Universidade da Beira Interior. Já lá vão alguns anos, é certo, mas o que aprendi enquanto colaboradora do Urbi@Orbi ainda hoje se mantém bem vivo na minha memória. Dicas aprendidas com a prática, com as entrevistas e as caminhadas em busca de uma notícia. Um trabalho que nem sempre foi fácil, mas que permitiu aprofundar conhecimentos jornalísticos e aumentar este "bichinho da comunicação".
Como eu, muitos outros alunos de Ciências da Comunicação aprenderam a amar o jornalismo com o Urbi. Ficaram a saber que é um verdadeiro símbolo na Universidade da Beira Interior e que afinal, vale a pena suportar alguns anos de teoria, para depois chegar à prática. E não há muito mais a dizer... Apenas isto:
Parabéns Urbi@Orbi, por mais um ano de existência...
Parabés pelas noites de trabalho e pelo rigor informativo...
Parabéns pela força que dás a cada aluno de Ciências da Comunicação, que sai da UBI...
Parabéns por levares o nome da Universidade da Beira Interior a todos os cantos do mundo...
Enfim...
Parabéns por existires!!!


*Jornalista da Rádio Clube da Covilhã