Patrícia Figueiredo*

Uma escola


Consulto o Urbi@Orbi todas as terças-feiras de manhã da mesma forma que me dirijo a um quiosque para comprar as tradicionais edições em papel. Tornou-se um hábito.
Graças ao dinamismo e ao conteúdo diversificado que apresenta semanalmente, o jornal on line da Universidade da Beira Interior depressa se tornou parte da lista de fontes de informação que consulto com frequência. Confio no jornalismo saudável feito por jovens estudantes da UBI que através do Urbi aprendem a contar as "estórias" que fazem notícia, oportunidade que eu, infelizmente, não tive enquanto aluna do Curso de Ciências de Comunicação cuja licenciatura terminei já lá vão uns bons anitos, altura em que o jornal on line não passava de um projecto.
A possibilidade dada aos alunos de poderem participar numa iniciativa sólida que leva longe o nome da universidade e da região é, sem dúvida alguma, uma mais valia para quem escreve e para quem lê, o que faz do Urbi@Orbi não apenas mais uma publicação on line, mas acima de tudo uma escola. É neste sentido que marca pontos.
Sendo colega de profissão, acompanho o trabalho da equipa quando nos cruzamos em reportagens. Aplaudo a dedicação com que os jovens candidatos a jornalistas se empenham na tarefa, nada fácil, de recolha de informação e reconheço a seriedade e o bom senso no tratamento dos factos. É para eles, estudantes de Comunicação, que dirijo os meus parabéns nesta edição de aniversário do Urbi@Orbi.



*Jornalista da Rádio Clube da Covilhã