Manuel José dos Santos Silva*

"Agente de mediação entre a Universidade e o meio envolvente"


Os desafios da internet alteraram o modus operandi de fazer jornalismo. Com o jornalismo digital, a informação e a opinião atravessam as fronteiras geográficas, configurando o jornal como um medium universal. Os constrangimentos da falta de espaço desapareceram no online. Contudo, o jornalista deve utilizar uma linguagem concisa, concreta e conhecida da maioria do público.
Há três anos nasceu o Urbi et Orbi. Sentia-se na Universidade da Beira Interior a necessidade de um jornal aberto à comunidade e uma voz do curso de Ciências da Comunicação. O Professor António Fidalgo cedo compreendeu que a formação científica e cultural pode ser complementada com a aplicação prática das técnicas do jornalismo. O Urbi et Orbi é, actualmente, o único jornal online escrito por docentes e alunos de Ciências da Comunicação em Portugal.
Semanalmente, há notícias sobre a UBI, a Covilhã e a região da Beira Interior. O público tem direito à informação e o Urbi et Orbi é um agente de mediação entre a Universidade e o meio envolvente. Uma parte significativa do trabalho dos alunos é publicado no Notícias da Covilhã, semanário que tem um protocolo de exclusividade e permuta de textos com o Urbi et Orbi.
Formulo votos para que o Urbi et Orbi continue a ser um laboratório para os alunos de Ciências da Comunicação e um compromisso com a escrita profissional. É a praticar que se aprende. Saber aplicar as regras do jornalismo é a melhor forma de atingir a credibilidade profissional. Parabéns Urbi et Orbi!



*Reitor da Universidade da Beira Interior