Combate ao abandono escolar
Lançado programa integrado de educação

A cidade da Guarda já tem um plano de formação para o combate ao abandono escolar. Lançado pela autarquia, em colaboração com outras entidades, este plano também prevê fazer face ao trabalho infantil.

Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi


Na Guarda foi implementado um plano de formação para combate ao abandono escolar. Esta iniciativa tem como objectivos principais o incremento da frequência das aulas e o combate ao absentismo e abandono escolar, que se regista na região.
Trata-se de uma acção promovida pela Câmara Municipal da Guarda, em cooperação com o Centro de Formação, Assistência e Desenvolvimento - a entidade gestora, em cujas instalações vão decorrer as aulas - o Plano de Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PEETI); Centro Regional de Solidariedade e Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Centro de Área Educativa e Associação de Jogos Tradicionais.
Os custos deste plano estão estimados 20 mil euros, contemplando um total de 1055 horas. Os currículos incluem uma componente prática e outra teórica, sendo que a primeira abrange: Língua Portuguesa, Inglês, Ciências Exactas e da Natureza, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Cívica, Saúde e Higiene, e Segurança Social. Na componente prática: Educação Física, Jogos Tradicionais, Natação, Estudo Acompanhado, Educação Musical e EVT. Haverá ainda espaço para desenvolvimento vocacional e acompanhamento psicológico, bem como visitas de estudo regulares.
Esta acção pretende funcionar também como uma forma de prevenção do trabalho infantil, proporcionando uma nova oportunidade às crianças que se encontrem nessa situação.
O desafio ao lançamento desta iniciativa foi feito pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, aquando da presidência aberta no distrito da Guarda, em Outubro do passado ano. Jorge Sampaio tomou contacto directo com algumas das dificuldades porque muitas crianças, em idade escolar, passam para poderem frequentar a escola, o que motiva muitas vezes o abandono dos estudos. Leonel, 14 anos, constituiu um exemplo elucidativo; como então referiu ao Presidente da República, a sua actividade diária começa às 4h30, para alimentar as cabras, antes de seguir para a escola, na Guarda.
Agora, com o lançamento do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), 15 crianças do distrito que estavam em risco de abandono escolar, começaram, na passada semana, a frequentar aulas "especiais" que lhes vão garantir um futuro melhor.
A diferença entre o ensino regular e este projecto, reside essencialmente, como salienta Amândio Baia, vereador com o pelouro da Educação da Câmara da Guarda, no facto do primeiro ser "mais standarizado, igual para todos, enquanto o PIEF tenta ir ao encontro do gosto de cada um", ou seja, proporciona "uma educação mais virada para os e desejos dos alunos". Entretanto, este processo "só pode ser levado a bom termo se os familiares, pais essencialmente, colaborarem". Nesse contexto, a presidente da Câmara da Guarda, Maria do Carmo Borges, apela para o esforço dos pais no sentido de darem um pouco mais de tempo aos seus filhos, de forma a proporcionarem-lhe disponibilidade e ambiente para o estudo.