Centro Emissor Regional de Castelo Branco
Regiões não volta a ser emitido

Apesar de Pedro Mariano não o confirmar, fonte do Centro Emissor garante que o Regiões não regressa. E adianta que mais dispensas vão afectar a delegação da RTP em Castelo Branco.

NC/Urbi et Orbi


O Regiões não volta. Segundo fonte do Centro Emissor Regional (CER) de Castelo Branco, aquele programa não vai voltar a ser emitido. Pedro Mariano, coordenador daquele Centro, não confirma este dado, mas declara que as emissões diferenciadas vão continuar suspensas "pois não há pessoas suficientes para assegurarem o formato". Porém aquele responsável adianta que o CER albicastrense, à semelhança dos restantes do País, vão participar numa emissão de âmbito nacional, com 50 minutos de duração.
Neste momento, o CER de Castelo Branco tem sete profissionais a laborar, cinco repórteres de imagem e dois jornalistas. Ao todo são quatro os funcionários que estão no quadro da empresa. Mas e segundo a mesma fonte, dois dos cinco repórteres de imagem vão ser dispensados. Um deles acaba o contrato em Março e outro que não pertence aos quadros da RTP.
Ao mesmo tempo, Pedro Mariano acumula o cargo de coordenador do CER de Évora. "Interinamente estou a fazer o Alentejo e a Beira, pois o colega de Évora aderiu à rescisão amigável. Aceitei apenas porque não há emissões diárias", explica Mariano, que vai assegurar as duas coordenações durante um mês e meio.
Entretanto, na quarta feira 5, o sub-director de informação da RTP, Miguel Barroso, deslocou-se ao Centro Emissor Regional de Castelo Branco. Segundo Pedro Mariano, "a visita não tem nada a ver com o programa Regiões, ainda que acredite que profissionais o vão abordar com esse assunto, pois este Centro é confrontado pela primeira vez com esta situação". Até porque, esclarece, "esta decisão não foi da Direcção de Informação, mas sim da Administração".