Por Catarina Rodrigues



Joel Rodrigues, ao centro, com os alunos Rodrigo Fazendeiro e Filipe Sabino

A Universidade da Beira Interior vai ter uma nova página na Internet. O site será dinâmico e todo o seu conteúdo está residente em base de dados. Rodrigo Fazendeiro e Filipe Sabino, alunos do último ano de Matemática/ Informática são os autores do projecto que foi apresentado na passada sexta feira, 7. O orientador do trabalho foi Joel Rodrigues, docente do Departamento de Informática da UBI.
"O antigo site era completamente estático, construído em HTML e o webmaster, responsável pela página, tinha muito trabalho na actualização dos dados", explica Joel Rodrigues. "O futuro site vai melhorar imenso a vida de quem o gere que assim já não precisa saber tecnologias informáticas", sublinha.
A nova página ganhará em termos de actualidade da informação e vai dispor ainda de vários layouts. Após um registo, cada utilizador pode escolher o layout que mais gostar.
Também o motor de busca vai sofrer alterações devido ao facto da página estar assente em base de dados. "O motor de busca vai cobrir todo o site e irá buscar toda a informação disponível sobre determinadas palavras", salienta Rodrigo Fazendeiro. Uma opinião partilhada por Filipe Sabino que acrescenta que o novo motor de busca permitirá pesquisas com "resultados melhores e mais específicos".
O projecto da nova página da UBI é integrado na disciplina "Projecto" do último ano do curso de Matemática/ Informática. Joel Rodrigues salienta que os dois alunos envolvidos "congregaram neste trabalho todos os conhecimentos que adquiriram ao longo da licenciatura".
O novo site ainda não tem uma data definida para ser colocado on-line. O orientador explica que neste momento está a realizar-se a fase mais demorada de todo o trabalho, a introdução dos dados em português. Depois a informação será ainda introduzida em inglês já a que a nova página da UBI também poderá ser consultada através de uma versão nesta língua.

 




Da esquerda para a direita, Joel Rodrigues, Pedro Martins e Lucídio Mendes



Alunos desenvolvem portal para gestão de conferências



A disciplina "Projecto" possibilitou ainda que os alunos Pedro Martins e Lucídio Mendes desenvolvessem um portal que permite gerir conferências (reuniões com arbitragem científica) on-line. Mais dois alunos do curso de Matemática/ Informática com orientação do docente Joel Rodrigues.
A ideia surgiu no intuito de colmatar as dificuldades sentidas em todo o processo de realização de uma conferência internacional. "Trata-se de um trabalho que geralmente envolve pessoas de várias partes do mundo que têm de estar em contacto permanente", explica o docente. O portal pode ter um número ilimitado de conferências residentes geridas por um administrador que irá definir o chairman, responsável por cada conferência. É este responsável que vai determinar todo o layout do site que é dinâmico. "O conteúdo assenta em base de dados e é desenvolvido a partir das mais modernas tecnologias existentes para a web", refere Joel Rodrigues. "As primitivas tecnologias da Internet como HTML estão aqui totalmente esquecidas".
Através do site pode ser criado o programa oficial da conferência, podem ser organizados os registos dos participantes e as respectivas inscrições, assim como o seu pagamento. Também as reservas em hotéis e toda a logística envolvente é gerida neste espaço.
O portal contará ainda com o trabalho de um responsável pela avaliação dos artigos para a reunião científica. Uma pessoa que em qualquer parte do mundo pode receber textos para rever, classificar e colocar no site a sua avaliação. A submissão de um artigo não é feita por e-mail, mas sim através de um formulário disponibilizado no portal. Este site denominado web conference será testado na "6 th IEEE International Conference on High Speed Networks and Multimedia Comunicattions" [http://www.co.it.pt/hsnmc03.html].
Uma iniciativa internacional que se realiza no Estoril entre os dias 23 e 25 de Julho. Segundo Joel Rodrigues trata-se de uma das mais importantes conferências na área das redes informáticas. O docente afirma que "o portal está pronto e pode ser utilizado por qualquer instituição". Este trabalho contou ainda com a colaboração de Mário Freire", docente do mesmo Departamento.