Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi




O grupo de trabalho do Ministério da Saúde encarregue da escolher o terreno destinado à construção do futuro hospital desta cidade prefere uma área adjacente ao nó da Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG), na zona do Torrão. Como principais argumentos refere a não afectação a qualquer tipo de reservas, o facto de não se encontrar junto a imóveis classificados e de ter uma boa acessibilidade.
Uma segunda opção passa por uma faixa de terreno inserida no actual Parque da Saúde (onde há pavilhões do Ex-Sanatório em fase de classificação), enquanto que outra alternativa vai para um terreno junto à Quinta das Covas. A selecção de terrenos, efectuada por esta Comissão integra ainda outras áreas localizadas na Catraia da Alegria, junto ao nó de Alfarazes e na Quinta da Maúnça. Esta última opção é bem aceite pela presidente da Câmara da Guarda, Maria do Carmo Borges, caso o projecto não se concretize no actual Parque da Saúde.
No caso da decisão final indicar a Quinta da Maúnça, a autarca guardense manifesta que a Câmara Municipal assumirá os encargos com a instalação da rede eléctrica, abastecimento de água e rede de esgotos.



Politécnico e Sousa Martins assinam protocolo de cooperação


O Instituto Politécnico da Guarda e o Hospital Sousa Martins assinaram dia 6 de Fevereiro um protocolo de cooperação com o objectivo de salvaguardar documentação pertencente ao Ex-Sanatório Sousa Martins, com o recurso aos suportes facultados pela actual tecnologia.
Nesse documento é salientado que o Instituto Politécnico, no seguimento de uma política de crescente ligação com a comunidade regional, tem dispensado particular atenção ao envolvimento em vários projectos que têm subjacente a aplicação das novas tecnologias e a rentabilização dos recursos técnicos e humanos.
Através do protocolo agora firmado, o Instituto vai efectuar o registo digital do acervo documental (a facultar pelo Hospital) relativo ao Sanatório Sousa Martins, e cujo estado de conservação permita a efectivação desse trabalho. É igualmente considerada a possibilidade de levantamento fotográfico e de registo vídeo, passível de utilização em projectos na área do audiovisual e multimedia, para fins culturais e pedagógicos.
O Hospital Sousa Martins, atendendo a esta plataforma de colaboração, irá privilegiar o recurso aos meios técnicos e humanos do Instituto na planificação e desenvolvimento de acções de formação destinadas a médicos, enfermeiros e funcionários do HSM ou em projectos onde se possa enquadrar o apoio de departamentos do IPG.
Aquela unidade hospitalar dará, entretanto, atenção prioritária e facilitará o estágio de alunos das Escolas Superiores integradas no Instituto.