Por Catarina Rodrigues


Os comunistas mostram-se contra a criação do Parlamento da Juventude nos moldes em que este foi apresentado

A constituição do Parlamento da Juventude foi apresentada pelo presidente da Câmara da Covilhã na reunião da Assembleia Municipal realizada na passada sexta feira, 21. A ideia tem a discordância total do partido comunista. Vasco Cardoso, deputado da CDU, considera que existem, "falhas flagrantes" na criação desta nova estrutura que acabará por ser um "órgão de prateleira".
O deputado comunista reconhece a necessidade de aproximar os jovens da vida política, mas não nos moldes desta estrutura que pretende ser criada pela autarquia. O Parlamento da Juventude será constituído por 43 jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. Neste órgão terão assento os melhores alunos de 12 escolas do concelho, incluindo a Universidade da Beira Interior e ainda jovens com actividade laboral designados por cada Assembleia das 31 freguesias do concelho.
Vasco Cardoso lamenta que as Associações de Estudantes, não sejam ouvidas nesta matéria já que no caso das escolas cada jovem representa um conjunto de interesses da instituição.
O Parlamento da Juventude vai reunir na manhã do dia das sessões da Assembleia Municipal com a mesma ordem de trabalhos. Carlos Abreu, presidente da Assembleia Municipal presidirá também o Parlamento da Juventude. O primeiro e segundo secretário serão cargos ocupados por jovens eleitos.
O Partido Socialista apoia a ideia que "deve ser melhorada". Por isso os deputados socialistas na Assembleia Municipal defendem a criação de uma Comissão de Acompanhamento para a instalação deste parlamento. Hélio Fazendeiro, do PS, sublinha que também não é suficiente debater os pontos da agenda. "Os jovens devem trazer para o Parlamento outras questões lhe lhes digam respeito". Os socialistas levantam também algumas dúvidas em relação aos critérios de selecção a serem utilizados para apurar os representantes das diferentes freguesias.
Apesar de todas as críticas, no final do debate, Carlos Pinto mostrou-se satisfeito pelo apoio que a ideia teve na Assembleia Municipal. Os membros do Parlamento da Juventude devem segundo o edil tomar posse a 20 de Outubro, Dia da Cidade.
A Assembleia Municipal aprovou o Plano de Urbanização para a Grande Covilhã, o Plano de Pormenor do Parque Multiusos da cidade, a segunda fase do Plano de Pormenor da Zona Industrial do Tortosendo e o Plano de Pormenor da Palmeira. Com abstenção do PSD, foi também aprovada uma moção apresentada pelo Partido Comunista. Trata-se de uma proposta que visa estimular a iniciativa privada na indústria têxtil.