Por Catarina Rodrigues


Os trabalhadores reivindicaram os seus direitos na reunião da Assembleia Municipal

Cerca de 300 trabalhadores da Nova Penteação marcaram presença na reunião da Assembleia Municipal realizada na passada sexta feira, 21. Metade do salário do mês de Dezembro devia ter sido pago no dia anterior mas tal não aconteceu. A situação levou a que os operários manifestassem o seu descontentamento, na Assembleia Municipal, perante o poder político.
Luís Garra, presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB) lançou um apelo ao presidente da Câmara da Covilhã no sentido de ser encontrada "uma solução urgente para o grave problema financeiro que a empresa atravessa".
A Nova Penteação está desde o passado mês de Dezembro a tentar implementar o programa FACE. Uma das medidas integradas no Plano de Intervenção para a Beira Interior, apresentado por Bagão Félix, ministro do Trabalho e da Segurança Social em Outubro último no Fundão. Garra explica no entanto que "o programa FACE existe em portaria mas não está regulamentado e nem sequer se sabe quando entrará em funcionamento".
Estava previsto que a unidade fabril colocasse 350 trabalhadores em formação profissional através desse programa "o que sendo assim já não é possível", explica o sindicalista. Luís Garra recorda ainda que a actual administração optou pelo Processo de Recuperação de Empresas "sem nenhum projecto concreto para o futuro".
Depois de ouvir os trabalhadores, o presidente da câmara pediu uma reunião com Carlos Tavares, ministro da Economia juntamente com um grupo de trabalhadores e o presidente do STBB. O objectivo é averiguar os principais bloqueios que existem para a empresa. "Os ministros não podem ser espectadores desta crise", sublinha Pinto.