Por Catarina Rodrigues


Leonel Silva dá o seu apoio à criação do novo órgão

A Câmara da Covilhã está disposta a criar um Conselho Municipal de Segurança na cidade. A decisão foi anunciada após uma reunião realizada na passada quinta feira, 20, entre o presidente da autarquia, Carlos Pinto e Leonel Silva, representante da delegação do Sindicato dos Profissionais de Polícia de Segurança Pública (SPP-PSP).
Carlos Pinto explica que esta medida permite "criar um conselho composto por várias entidades, dando cumprimento à própria legislação".
Os Conselhos Municipais de Segurança estão previstos na lei desde 1998. Têm por objectivo contribuir para o conhecimento da situação de segurança do respectivo município, através da consulta a todas as entidades que o constituem. Segundo a lei cada conselho deve ser composto pelo presidente da câmara municipal, presidente da assembleia municipal, presidentes das juntas de freguesia, comandantes das forças de segurança como é o caso dos bombeiros, representantes de organismos de assistência social, entre outros.
Leonel Silva considera "muito importante" a criação deste novo órgão. "Permitirá conhecer melhor os problemas existentes e accionar a sua prevenção", sublinha. Segundo Carlos Pinto o Conselho Municipal de Segurança entrará em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano.
Na reunião foi também abordado o ponto da situação das futuras instalações da PSP. O projecto para a futura esquadra estava concluído, mas o Comando Geral da PSP aceitou a proposta de transformação da esquadra em Divisão O projecto tem assim que ser alterado.
Leonel Silva mostra-se algo reticente em relação a esta matéria. O responsável considera que ainda vai levar algum tempo até poder ver realizado este projecto. O sindicalista volta a recordar as más condições em que trabalha a PSP da Covilhã, mas afirma que "a câmara até já ajudou mais do que o que lhe competia".