II Divisão B
Benfica não vence, mas convence

NC/Urbi et Orbi


Quem assistiu ao encontro do último domingo que opôs o Esmoriz ao Benfica e Castelo Branco, não pode deixar de se interrogar como é possível que o conjunto albicastrense ande pelos últimos lugares da tabela e se arrisque mesmo a descer de divisão. Os encarnados até perderam o jogo (2-1), mas a verdade é que poderiam ter regressado de Esmoriz com uma vitória folgada.
A turma dirigida por Eduardo Luís apresentou-se no campo do adversário com uma equipa bastante ofensiva e disposta a conquistar os três pontos. E tudo parecia encaminhar-se nesse sentido. A formação albicastrense dominou completamente os primeiros 45 minutos e até poderia ter ido para o descanso em vantagem. Mas Marco Cadete, Sanussi, Nandinho e Vítor Firmino estiveram de pontaria desafinada quando foram solicitados. Ao invés, foi mesmo a equipa da casa a adiantar-se no marcador quando nada o justificava. Na sequência de um remate Valezim defende para a frente e Rocha, na recarga, faz o primeiro golo da tarde aos 45 minutos.
Os beirões regressam ao campo para correr atrás do prejuízo na segunda metade, mas com eles regressa também a falta de sorte. Primeiro é Marco Cadete que atira por cima da barra e depois, nem Marinho nem Vítor Firmino conseguem acertar na baliza. Os albicastrenses dominavam mas falhavam na concretização. Quem não falhou foi, novamente Rocha. Aos 70 minutos o avançado dá o melhor seguimento a um cruzamento de Zé Manuel e coloca os da casa a vencer por 2-0.
Os benfiquistas não desanimaram e voltaram à carga. Quando, três minutos depois do tento do Esmoriz, Marco Cadete finalmente acerta com a baliza de Bruno Sousa, de grande penalidade, e reduz para 2-1, ainda se acreditou que o Benfica poderia conseguir outro resultado. Mas até final o marcador não sofreria mais alterações. Com este resultado o Benfica mantém-se seis pontos abaixo da linha de água em véspera de receber o Sp. Pombal, quinto classificado.
Mais procupante é derrota do Sertanense em casa, frente ao Torreense. A turma de Torres Vedras foi à Sertã golear os locais com chapa quatro e atrasou os objectivos dos beirões de garantir a manutenção o mais cedo possível. Na próxima jornada os sertanenses deslocam-se a Oliveira do Hospital para defrontar uma equipa do seu campeonato e um adversário directo.