Praticamente concluída, a primeira fase do Complexo Desportivo vai ser estreada em Abril, apesar da inauguração esperar por Julho
Complexo Desportivo da Covilhã
Meeting Internacional estreia pistas de atletismo em Abril

A primeira fase do Complexo Desportivo da Covilhã está practicamente concluída. As obras estão em fase de acabamento, e apesar de a inauguração estar marcada para Julho, as pistas e o campo de futebol podem ser estreados em Abril.


Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


A crescer há já alguns meses na zona baixa da cidade, as obras do Complexo Desportivo da Covilhã passam um pouco despercebidas, mesmo ao transeunte mais atento. Joaquim Matias, vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal, aceitou fazer uma visita guiada às instalações.
O que se pode adiantar já é que os trabalhos estão mais adiantados do que a maioria das pessoas supõe. Aliás, pouco falta para terminar a primeira fase das obras, que inclui o segundo campo de futebol, as pistas de atletismo, as bancadas e toda a área de apoio aos atletas. Uma estrutura que, Filipe Duarte, engenheiro da construtora Certar e responsável pela empreitada, não hesita em classificar de "luxuosa, única no Interior, e uma das melhores do País". A zona de apoio prolonga-se por toda a extensão das bancadas numa das laterais do campo, e contempla não só os balneários para mais de uma centena de atletas, como também salas de hidromassagem, gabinetes médicos e de enfermagem, controlo anti-doping, secretariado e um armazém. No exterior, já só faltam as marcações no campo e nas pistas. De resto, o complexo está já apto para receber qualquer prova olímpica de pista e tem zonas específicas para salto em comprimento, triplo salto, vara e lançamentos de disco, peso, martelo e dardo.
As obras já estão em fase de acabamento e, dentro de duas semanas, o engenheiro conta entregar as chaves à autarquia. Segue-se, depois, a certificação e homologação quer das pistas, pela Federação Portuguesa de Atletismo, quer do campo de futebol, pela Liga de Clubes. Processos que, adianta Joaquim Matias, vão ser encaminhados durante os próximos dias.
Ao contrário do inicialmente previsto, a primeira fase vai ser inaugurada apenas no dia 19 de Julho próximo. No entanto, o Complexo prepara-se, entretanto, para receber, a 25 de Abril, o Agrupamento das Beiras, uma prova que envolve cerca de 250 atletas, e, a 3 de Maio, o primeiro Meeting Internacional da Covilhã. As inscrições para este evento ainda não estão abertas mas, acredita Matias, "o sucesso é garantido". O vereador revela já ter encetado contactos com várias entidades e clubes ligados ao atletismo, e espera as presenças das equipas do Porto e do Sporting, para além de uma grande parte dos atletas que participam, dois dias antes, na Corrida 1º de Maio. Para além da vertente desportiva, este Meeting conta ainda, na noite anterior, com um colóquio a cargo do professor Moniz Pereira, um dos mais conceituados treinadores nacionais.

Jogos do Sporting da Covilhã ainda esta época

Mas não serão apenas as pistas a serem estreadas em Abril. Joaquim Matias está confiante em ver jogos do Sporting da Covilhã ainda este ano no campo de futebol, "se possível, com transmissão televisiva". As bancadas tem lotação para cerca de duas mil pessoas, mas ainda falta concluir os camarotes, a cobertura e a bancada de imprensa. O vereador, no entanto, está optimista e avança que até a iluminação foi reforçada para que o clube possa jogar mais tarde.
De resto, Matias lembra que o espaço não se destina a receber apenas provas nacionais e internacionais: "O concelho tem imensas colectividades e, portanto, o potencial desportivo é enorme. Agora, os atletas podem deixar de andar sempre a correr na estrada porque já tem uma pista para treino e competição". Por isso, acrescenta, "a Câmara conta rentabilizar este espaço ao máximo, para que não se torne num elefante branco".
Por definir está ainda o modo de gestão do espaço, mas tudo indica que a Câmara possa nomear um gestor para acompanhar as actividades que ali se desenvolvam. Até porque, defende o vereador, "insvestimentos desta grandeza têm que ser acompanhados por alguém com conhecimentos para tal. Não só na gestão de espaços desportivos, como também ao nível das diferentes modalidades que se podem aqui desenvolver".
Concluída a primeira fase, resta avançar com as Piscinas e o Pavilhão, cujas obras devem arrancar ainda este ano. Ainda por definir está a data de arranque do Estádio de Futebol. Segundo Matias, "a Câmara está a fazer um esforço enorme para assegurar o financiamento necessário para arrancar com a segunda fase mas, apesar da abertura demonstrada pelo Governo, ainda não há garantias suficientes para avançar de imediato". Ainda assim, e caso alguma selecção apurada para o Euro 2004 escolha o Complexo Desportivo da Covilhã para realizar o seu estágio, pode ter a certeza que ficará bem servida.

 



Complexo tem água própria



A água que vai abastecer o Complexo Desportivo não é retirada da rede pública. Durante a fase de infra-estruturação, os responsáveis deram de caras com um lençol de água que, à primeira avaliação iria prejudicar o andamento dos trabalhos. Só que o problema acabou por se tornar numa solução. A Câmara e a empresa responsável conseguiram fazer a captação da água em vários furos e canalizaram-na de modo a poder ser utilizada para responder às necessidades do Complexo, sem que este tenha que recorrer à rede pública.