Escola Superior de Turismo e Telecomunicações
Novas instalações no próximo ano lectivo

No próximo mês de Julho, já deverá estar concluído o novo edifício da Escola Superior de Turismo e Telecomunicações. A infra-estrutura fica localizada em Seia e conta com 16 salas de aulas, um anfiteatro e vários laboratórios.

Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi


O futuro edifício da Escola Superior de Turismo e Telecomunicações (ESTT) do Instituto Politécnico da Guarda deverá estar concluído no próximo mês de Julho.
A ESTT, localizada em Seia, irá dispor de um complexo de novas e modernas instalações, o que permitirá, no futuro, associar a exigência da formação teórica ao rigor da formação prática.
Para o Director da ESTT, a actual prioridade "é a execução física do novo edifício, constituindo um projecto ambicioso de participação no desenvolvimento da região e, também, a criação de novos cursos que consolidarão o seu Plano de Desenvolvimento com preocupações que valorizem as formações e qualificações oferecidas em articulação com o desenvolvimento regional integrado e sustentado da nossa região".
Aquela Escola Superior aguarda a aprovação da Licenciatura de Engenharia de Telecomunicações que integra o Plano de Desenvolvimento da Escola.
Com as novas instalações estarão criadas as condições para um "relacionamento mais próximo e eficaz com a comunidade no contributo de uma formação profissional e especializada nas áreas de técnicas de agências de viagens e transportes, técnicas de informação e animação turística, bem como a formação de formadores em Turismo, Hotelaria, Restauração e Telecomunicações." O Director da ESTT defende ainda a cooperação com outras entidades para formação profissional de nível IV e V nas áreas de formação da escola e outro tipo de colaboração ao nível da própria investigação e da prestação de serviços qualificados à comunidade. "A projecção da escola passa pelo desenvolvimento de projectos ao nível da cooperação, através do estabelecimento e implementação de uma rede de protocolos, com instituições de ensino superior, instituições públicas e empresas do sector do turismo", acrescenta aquele responsável.
Recorde-se que a Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia foi criada em Julho de 1999, tendo entrado em funcionamento em Outubro de 2000. O futuro edifício, para além dos espaços destinados à Direcção, Administração e serviços de apoio integrará: 16 salas de aula, anfiteatro de 200 lugares, 5 laboratórios de investigação de telecomunicações e apoio ao ensino, 38 gabinetes para docentes, salas de informática, sala de reuniões, salas de formação de bar e cozinha, cozinha para serviços de cantina, cozinha de formação e aulas práticas, pastelaria e padaria, lavandaria, sala de formação de hotelaria, refeitório, restaurante de aplicação, biblioteca, serviços de reprografia, entre outros.


Politécnico no encontro de Língua Portugesa em Macau


O Instituto Politécnico da Guarda vai estar representado no XIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, que decorre, de 7 a 11 de Abril, em Macau.
Subordinado ao tema "Espaço Lusófono do Ensino Superior e Investigação", este encontro pretende perspectivar o espaço lusófono do ponto de vista da sua estrutura actual de ensino e investigação e sondar o interesse em lançar as bases para a possível organização de uma rede deste nível de ensino.
Para a organização deste evento, o factor de mobilidade nesta rede consolidaria a sua existência, coerência e dinamismo.