Manteigas
Feira de Actividades Económicas no fim-de-semana do Entrudo


Manteigas volta a mostrar, mais uma vez, o que de melhor tem. Um certame no qual vai estar Vieira de Castro, a quem o autarca de Manteigas, José Manuel Biscaia, vai manifestar várias preocupações no campo das acessibilidades.

Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


Manuel Biscaia, presidente da Câmara Municipal de Manteigas, garante que a X Mostra de Actividades do concelho de Manteigas pretende ser original. Mostrar o "saber ser e o saber fazer" do concelho são as prioridades. A Mostra terá início no próximo dia 28 e terminará no dia 4 de Março.
A abertura oficial da X Mostra conta com a presença de Vieira de Castro, secretário de Estado das Obras públicas, a quem Manuel Biscaia vai colocar algumas questões relacionadas com as acessibilidades. "A A23, o IC6, que poderá ter quatro vias, o IC7 e o IC37" são questões que o autarca de Manteigas pretende abordar de forma a que o representante do Governo possa desfazer algumas dúvidas. Manuel Biscaia refere ainda o facto de "Manteigas não ter nenhuma ligação à Auto-Estrada nem aos IP's". Para Manuel Biscaia a solução passa por ligar Manteigas e Verdelhos através de um túnel".
"A modernização administrativa e a organização autárquica" são temas que Manuel Biscaia pretende abordar quando Miguel Relvas, secretário de Estado da Administração Local, se deslocar a Manteigas. A sua visita está prevista para o dia 4 de Março, data de encerramento da X Mostra de Actividades do concelho de Manteigas. Está previsto também para este dia a prova do queijo da Serra da Estrela.
Grupos como Santamaria, Romana, João Pedro Pais e Canta Bahia vão dar música à Mostra de Actividades que conta ainda com uma Mostra Gastronómica do concelho. Nove restaurantes do concelho vão dar a provar o que de melhor se pode comer em Manteigas. Na ementa regional podem encontrar-se pratos como chanfana à serrana, batata de caçoila com entrecosto e enchidos ou cozido serrano. Nas entradas há sempre o requeijão e os enchidos da região, sem esquecer o queijo da Serra.
A Mostra conta com a presença de cerca de 70 expositores que vão dar a conhecer o que de melhor se faz em Manteigas. O artesanato, a gastronomia, a indústria, o comércio e os produtos regionais vão estar à vista dos visitantes numa Mostra que tem um orçamento de cerca de cem mil euros. Manuel Biscaia considera que é "um esforço muito grande", mas que é importante "dar o contributo para a terra e para a região".


Seia e Gouveia em festa...do queijo


Também nos dias 1,2,3 e 4 de Março o Carnaval é festejado em Gouveia, mas com muito queijo da Serra da Estrela. Sábado, 1, pelas 21.30 horas, o Teatro-Cine recebe um espectáculo de revista com Fernando Mendes. No domingo, 2, pelas 10 horas, iniciam-se as provas de queijo e uma hora mais tarde há um festival de folclore. À tarde, o cortejo carnavalesco é dedicado... ao queijo. Na segunda-feira, 3, às 23 horas, baile de carnaval apadrinhado por Cadete e Nicole, no pavilhão gimnodesportivo. Na terça à noite, há a queima do Entrudo.
Em Seia, no dia 1, há mostras de queijo e prova do mesmo, mostras de mel, vinhos, artesanato e cães Serra da Estrela, tudo animado por bandas filarmónicas e ranchos folclóricos.