O Exército escolheu a Serra da Estrela para realizar treinos
Exército na Serra da Estrela
Exercícios começaram ontem

Militares do Centro de Operações Especiais do Exército Português realizam exercícios terrestres na Serra da Estrela que entretanto também vai receber mais 84 mil árvores e cinco novos parques de estacionamento.


João Alves
NC/Urbi et Orbi


Militares e forças do Centro de Instrução de Operações Especiais da Região Militar do Norte do Exército Português realizam até ao próximo dia 28, um exercício terrestre, sem execução de fogos reais, na Serra da Estrela.
Os locais escolhidos por estas forças militares são as áres do Covão da Ametade e do Cântaro Magro. Este exercício, segundo o Exército, consta de "deslocamentos quer apeados quer em viaturas". E adianta que, em todas as acções do exercício serão executadas rigorosas medidas de segurança no sentido de "salvaguarda de pessoas e bens".
Entretanto, a Serra da Estrela prepara-se para receber mais 81 mil 547 árvore, plantadas em áreas que nos últimos anos têm sido fustigadas pelos incêndios. É este o resultado de uma campanha promovida no ano passado pela Sasel, a empresa que comercializa a água "Serra da Estrela", em colaboração com o Público. À iniciativa denominada "Plante um árvore" aderiram cerca de 600 pessoas. Agora, estes participantes poderão ver os seus nomes em placas identificativas do projecto a colocar nas áreas onde serão plantadas.
As árvores deverão ser plantadas com a colaboração de juntas de freguesia e associações de produtores. As árvores oferecidas são sobretudo árvores folhosas e autóctones, como por exemplo cerejeiras e castanheiros.

Estacionamento mais fácil

Já a partir de Maio irá iniciar-se a construção de cinco novos parques de estacionamento na Serra da Estrela. Segundo a Direcção de Estradas da Guarda, os parques ficarão localizados na zona da Lagoa Comprida, na Torre e nos Piornos e, muito possivelmente, já poderão ser utilizados no próximo Inverno.
Quanto à capacidade dos mesmos, vai ser determinada com base nos registos dos contadores de tráfego que há bem pouco tempo foram colocados no Maciço Central. A Direcção de Estradas da Guarda está a estudar o processo de utilização dos novos parques, que defende dever ser restritiva e selectiva. Ou seja, para um autocarro não haverá restrições, o mesmo não acontecendo com ligeiros, que poderão mesmo pagar o estacionamento.
Com estas novas infra-estruturas pretende-se uma reorganização da circulação rodoviária na Serra, um projecto no qual a Direcção de Estradas conta investir até final do ano cerca de um milhão e 600 mil euros.